Seixal alarga serviço de recolha porta-a-porta aos Redondos e à Quinta das Laranjeiras

Autarquia avança com recolha porta-a-porta de resíduos indiferenciados na freguesia de Fernão Ferro

A Câmara do Seixal vai alargar, a partir desta terça-feira, a recolha porta-a-porta de resíduos indiferenciados (contentor verde) e de biorresíduos (contentor castanho) na freguesia de Fernão Ferro, mais especificamente nas localidades dos Redondos e da Quinta das Laranjeiras. O objetivo é "retirar da via pública os contentores de deposição coletiva e contribuir para uma maior higiene do espaço público", disse a autarquia do Seixal à ADN-Agência de Notícias. 
Recolha porta-a-porta começa esta terça-feira 

Ao mesmo tempo, esta medida permite a reciclagem dos biorresíduos (restos de legumes, cascas de fruta, carne, peixe, ovos, pão, bolos, borras de café e saquetas de chá). Os moradores poderão ainda depositar no contentor castanho restos de aparas de jardim de pequena dimensão e relva, guardanapos, toalhas e toalhetes de papel.
Paulo Silva, presidente da Câmara do Seixal, refere que "esta medida é de fulcral importância pois, à semelhança do que já acontece em muitos locais do concelho, este é um projeto pioneiro e de caraterísticas únicas na região e no país, permitindo recolher anualmente vários milhares de toneladas de resíduos urbanos biodegradáveis". 
O autarca recorda que "a partir de 31 Dezembro de 2023, a recolha seletiva de biorresíduos será obrigatória em todo o território nacional, para cumprimento da legislação nacional e comunitária em vigor, pelo que o município do Seixal já se antecipou e está a implementar este sistema em todas as zonas de moradias que tenham recolha porta-a porta". 
Recorde-se que o Seixal foi a primeira autarquia do distrito de Setúbal a recolher seletivamente biorresíduos. O projeto 'Recolher Porta-a-Porta para Valorizar' foi estruturado com base no conceito de economia circular, que permite um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, a reutilização, a separação e a reciclagem de materiais e produtos, alargando o seu ciclo de vida. A recolha seletiva de biorresíduos permite retirar os resíduos urbanos biodegradáveis do contentor do lixo normal e evitar que sejam depositados em aterro sanitário, com todos os inconvenientes que isso acarreta. 
Ao aceitar o contentor castanho de 120 litros, facultado gratuitamente pela Câmara do Seixal, a população estará assim a contribuir para a criação de um sistema de recolha mais amigo do ambiente, evitando o desperdício de um resíduo valorizável que, através de uma decomposição assente num processo natural, será transformado num produto com valor, o composto, que poderá ser depois utilizado para melhorar a qualidade do solo em pomares e em vinhas.
Calendário da Recolha (nos novos locais abrangidos): Redondos: terça-feira à tarde (contentor verde – resíduos indiferenciados) e sexta-feira à tarde (contentor castanho – biorresíduos). 
Quinta das Laranjeiras: terça-feira à tarde (contentor castanho – biorresíduos) e quarta-feira à tarde (contentor verde – resíduos indiferenciados). 

Comentários