Festas Populares de Pinhal Novo vão ser apresentadas na sexta-feira

"Não temos capacidade monetária para atribuirmos os pavilhões ao movimento associativo"

Estão a chegar as grandes Festas Populares de Pinhal Novo - agendadas de 6 a 11 de Junho - no coração da vila, com um programa que aposta, uma vez mais, na valorização da identidade e cultura local. O programa do palco principal já está fechado e promete noites cheias de música e diversão. O impacto da subida dos preços e da inflação também chegou à Associação das Festas Populares que se viu confrontada com aumentos, em alguns casos de "400 por cento", contou à ADN-Agência de Notícias, Herlander Vinagre, presidente da Associação das Festas Populares. A primeira consequência é que, pela primeira vez na história das festas populares, "não temos capacidade monetária para atribuirmos os pavilhões ao movimento associativo". A câmara de Palmela anunciou um apoio no valor global de quase 52 mil euros para a realização das festas. Mas desse valor, diz o dirigente, a grande fatia destina-se "a pagar as infraestruturas elétricas que irão servir as Festas Populares, o Mercado Caramelo e o Festival Internacional de Gigantes". As Festas recebem ainda um apoio da Junta de Freguesia. A apresentação oficial das festas decorre esta sexta-feira. 
Este ano o movimento associativo não terá pavilhões 

Com 24 anos, as Festas Populares de Pinhal Novo são já uma referência cultural no distrito de Setúbal. São as primeiras grandes festividades da região [sempre no inicio de Junho] e movimentam milhares de pessoas e são um forte estímulo à economia local. "Congeladas" durante três anos [embora com eventos simbólicos em 2021 e 2022], o regresso das festas ao formato normal está marcado de 6 a 11 de Junho.
As Festas já tem o cartaz do palco principal fechado. Fernando Daniel a abrir e os Anjos a fechar são as principais referências da programação musical. Miguel Ângelo com a Orquestra Nova de Guitarras, Sons do Minho, Toy e o dj Francisco Gil fecham o elenco do palco principal que regressa à Praça da Independência.
Mas há muito mais música nos restantes três palcos das Festas Populares. Toda a programação será apresentada no dia 19 de Maio, às 18h30, na sede da Associação.
A Sopa Caramela terá, como habitualmente, lugar de destaque. Momento privilegiado de promoção do dinamismo e das potencialidades económicas da freguesia, as Festas contam, ainda, com o piquenique no jardim em homenagem a um dos fundadores das Festas [João Henrique], um passeio de pasteleiras, atuação diária dos Balha Ca Carroça e um vasto programa desportivo e cultural.

Movimento Associativo sem pavilhões nas Festas
Tradições voltam ao tempo da normalidade 
Mas como revela Herlander Vinagre, presidente da Associação das Festas Populares, no primeiro episódio do Falar ADN, "as coisas não estão fáceis". Em primeiro lugar porque os preços dispararam. "Há aumentos no arraial, nos pavilhões, nos palcos ou nas coberturas dos palcos".
A primeira consequência é que, pela primeira vez na história das festas populares, "não temos capacidade monetária para atribuirmos os pavilhões ao movimento associativo".
Contas feitas, desde a última edição das Festas, em 2019, houve aumentos entre "os 100 e os 400 por cento". E isso, diz o dirigente, "tira-nos muitas horas de sono. As despesas já sabemos que estão certas agora as receitas ainda existem algumas dúvidas". Essa é a "parte mais difícil", sublinha Herlander Vinagre.
O elevado custo dos pavilhões e a falta de apoio retirou "capacidade monetária para este ano atribuirmos os pavilhões ao movimento associativo. Com bastante pena nossa, será a primeira vez que isto vai acontecer nas festas populares", lembra o dirigente.
Em cima da mesa esteve ainda a possibilidade das associações "adquirir os pavilhões a preço de custo mas as diversas associações não se mostraram interessadas". Será sempre um vazio enorme porque o movimento associativo é um dos vetores principais da organização social da freguesia do Pinhal Novo, a mais populosa do concelho de Palmela.

FALAR ADN - HERLANDER VINAGRE

Apoio da Câmara para dividir por três eventos 
Autarquia anunciou apoio que  não é só para as festas
A Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, na Reunião Pública de 5 de Abril, a atribuição de um apoio financeiro no valor global de 51 mil 800 euros à Associação das Festas Populares de Pinhal Novo. Mas só parte desse valor chega à maior mostra da cultura pinhalnovense.
Ora, o que faltou a autarquia dizer é que desse dinheiro, "temos de pagar as infraestruturas elétricas que servem três eventos: o Mercado Caramelo, [que terminaram este domingo], as Festas Populares e o FIG, [em Julho]", sublinha Herlander Vinagre.
Não devia a autarquia explicar melhor as verbas que diz dar para um melhor entendimento da população? "Sim, deveria", diz Herlander Vinagre. Até porque "há muita gente que ainda está equivocada em relação ao dinheiro que a câmara nos dá de apoio. E há muita gente que também pensa que é a câmara quem faz as festas".
As pessoas ainda "não sabem que isto é uma associação e que recebe um apoio da câmara para nós fazermos as festas porque se nós fizéssemos as festas só com o apoio da câmara isto não seria umas festas seria apenas uma pequena brincadeira", resume o dirigente.
As festas populares têm um orçamento global de cerca de 300 mil euros. "Só na programação dos diversos palcos das festas estão investidos 100 mil euros", conta Herlander Vinagre. Além da Câmara de Palmela, a junta de freguesia de Pinhal Novo também apoia financeramente as festas locais A Associação de Festas Populares de Pinhal Novo pretende "construir um programa diversificado e abrangente de atividades, continuando a refletir fortemente a presença e a dinâmica do movimento associativo, através do trabalho em parceria das coletividades da freguesia com a associação". Um facto que torna mais rico o evento".

Arco da Ponte inspira Festas
Festas recordam arco da Ponte 
Ao longo destas duas décadas, as Festas Populares de Pinhal Novo cresceram, destacando-se como sendo o evento mais aguardado do ano pela população da freguesia. À imagem dos anos anteriores, as Festas têm uma inspiração. Este ano recorda, com nostalgia, o "saudoso" arco da ponte.
O cartaz das festas aponta nessa direção. "A harmonia entre o passado e o presente é aqui representada pela mistura de estilos – imagem real e aguarela" com o antigo arco em destaque envolto numa nuvem esfumada como se de uma memória se tratasse", revela a Associação das Festas Populares.
"Também o harmonioso contraste cromático entre tons quentes e frios enfatiza o paralelismo. Destaque para o ‘U’ invertido, que toma a forma do Arco, em ‘Festas Populares’", conclui o resumo da associação.
Além dos seis artistas já divulgados para o palco principal - de volta à Praça da Independência - ainda há a programação do Pátio Caramelo, o palco da Gastronomia e do palco do Associativismo. A programação será conhecida esta sexta-feira durante a apresentação das Festas Populares de Pinhal Novo, às 18h30 na sede da Associação no antigo posto da GNR, no jardim José Maria dos Santos.




Comentários