Seixal cria centro de aprendizagem e experimentação em robótica para jovens

Tecnologia, inteligência artificial, modelos 3D e prototipagem são algumas das áreas de trabalho 

Aprender a construir um drone aquático ou a projetar um veículo elétrico são algumas das possibilidades que os jovens das escolas do concelho do Seixal podem ter no âmbito de um projeto que foi lançado no sábado.  Segundo a autarquia, o Seixal Criativo traduz-se num centro de aprendizagem e experimentação baseado em projetos nas áreas da "ciência e tecnologia com o intuito de apoiar os jovens no desenvolvimento de projetos que os familiarize com as tecnologias dotando-os de conhecimentos científicos e tecnológicos de fronteira".  Tecnologia, robótica, inteligência artificial, programação, modelos 3D, web 3 e prototipagem são algumas das áreas de trabalho que os cerca de 80 alunos inscritos vão desenvolver no âmbito do Seixal Criativo.
Jovens do concelho com novas oportunidades na tecnologia 

A inauguração oficial aconteceu este sábado, com a realização da Conferência 'Inovação e Criatividade na Construção do Futuro', que decorreu no auditório dos Serviços Centrais da Câmara do Seixal.
“Este é um projeto pioneiro em Portugal, que vai permitir uma maior capacitação dos nossos jovens e a criação de projetos inovadores. O Seixal Criativo oferece um mundo de possibilidades que vão marcar o concelho do Seixal nas áreas da tecnologia e da ciência”, explica em comunicado o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva.
O objetivo da autarquia, adianta, é proporcionar aos jovens do concelho uma pré-formação com ferramentas da nova economia e das novas realidades da sociedade de informação e, ao mesmo tempo, potenciar a criação de mão-de-obra qualificada que, no futuro, suporte o tecido empresarial e as necessidades do concelho.
O Seixal Criativo funciona nos Serviços Centrais da Câmara Municipal com alunos do 10.º ano das escolas do concelho. Daqui a uns meses, o objetivo é estender o convite aos restantes alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do secundário. O trabalho é feito em horário pós-escolar, com a ajuda de mentores (estudantes do ensino superior residentes no concelho) e especialistas nestas áreas.
Estes alunos já estão a participar em reuniões, a trocar ideias, a formar grupos de trabalho e a contactar com os mentores do projeto, os especialistas em inovação e tecnologia António Câmara e Edmundo Nobre.
De acordo com Paulo Silva, na sequência do desafio colocado pelo município, os dois docentes apresentaram um projeto estruturado que inclui algumas iniciativas a desenvolver no futuro. Uma delas é a Seixalíada Digital, que pretende colocar as novas tecnologias ao serviço do desporto no concelho e que irá incorporar o Eco Seixal centrado na temática das alterações climáticas, regeneração de ecossistemas e tráfego urbano.
A criação de lojas virtuais com o objetivo de dar a conhecer o melhor do concelho e o Festival Seixal Criativo para apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos são outras das iniciativas previstas.
Segundo Paulo Silva, a educação é uma das grandes apostas do município do Seixal. “Para a Câmara Municipal do Seixal, a educação é fundamental para a transformação do mundo e para conseguirmos uma sociedade mais humanizada e conhecedora. Tendo esta visão sobre a educação e analisando os currículos do ensino secundário, concluímos que existiam determinadas áreas que consideramos fundamentais para o futuro do País como é o caso da inteligência artificial, a ciência de dados, a prototipagem, robótica e a realidade aumentada e virtual que não faziam parte destes mesmos currículos”, explicou o autarca.

Comentários