Alunos do 1º ciclo aprendem a andar de bicicleta no concelho de Alcochete

Fomentar a expressão do ciclismo como uma importante prática de mobilidade ecológica

O município de Alcochete implementou neste ano letivo o programa de promoção de mobilidade sustentável “Aprender a andar de bicicleta no 1.º Ciclo”, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Alcochete. Este programa, diz a autarquia, "insere-se no âmbito dos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso escolar integrados no Programa Operacional Lisboa 2020, mais especificamente na prioridade da redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil primária e secundária, incluindo percursos de aprendizagem formais, não formais e informais, para a reintegração no ensino e formação". A aquisição de 98 bicicletas e 98 capacetes e toucas descartáveis "representou um investimento de 15 mil 833 euros", revela o município.  
Crianças aprendem a pedalar na escola 

O presidente da câmara municipal, Fernando Pinto, a vereadora com o pelouro da Educação, Fátima Soares, o diretor do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Rodolfo Viegas, a adjunta da direção do AEA, Marília Alegria, e o professor coordenador do Desporto Escolar, Agostinho Silva, assistiram a demonstrações do referido programa no Centro Escolar de São Francisco e na Escola Básica do 1.º Ciclo do Samouco.
"Este programa foi desenvolvido com o objetivo de fomentar a expressão do ciclismo como uma importante prática de mobilidade ecológica, assim como para a expansão e notoriedade da sua prática no concelho de Alcochete", diz a autarquia em comunicado. 
Na perspetiva de sensibilizar e capacitar as crianças para a utilização deste meio de mobilidade foi adquirido pelo município de Alcochete bicicletas e capacetes (1 kit de 17 bicicletas + 17 capacetes por escola), de modo a facilitar o acesso à prática de todos os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Alcochete. A aquisição de 98 bicicletas e 98 capacetes e toucas descartáveis representou um investimento de 15 mil 833 euros. 
"Esta iniciativa tem permitido às crianças das escolas do 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho de Alcochete aprender a utilizar a bicicleta como meio de mobilidade, assim como a aprender a circular em segurança, sensibilizando-as e educando-as para uma cidadania mais responsável e proativa na prática de uma atividade sustentável", conclui a nota do município. 

Comentários