Parlamento dos Jovens decorreu em Alcochete

90 alunos e professores debateram “Saúde Mental nos Jovens: que desafios? Que respostas?”

A sessão distrital do Parlamentos dos Jovens decorreu no Fórum Cultural de Alcochete. O evento contou com cerca de 90 participantes, entre alunos e professores, que debateram a temática eleita para a edição de 2023: “Saúde Mental nos Jovens: que desafios? Que respostas?” Na sessão de abertura estiveram presentes a deputada à Assembleia da República, Eunice Pratas, o delegado regional de Educação, Bruno Santos, a delegada regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Eduarda Marques, e naturalmente, o autarca anfitrião, Fernando Pinto.
Jovens mostram interesse pela política 

O presidente da câmara demonstrou o orgulho em receber “este projeto de cidadania, que visa a promoção do gosto e do hábito na participação cívica e política”. Sobre o tema em debate, Fernando Pinto falou da sua pertinência e atualidade, considerando que o palco do Parlamento dos Jovens permite aos alunos “adquirir conhecimento sobre a saúde mental, mas também sobre o funcionamento da Assembleia da República e da própria democracia”.
A deputada Eunice Pratas esteve a responder as questões dos jovens sobre o tema da saúde mental, revelando que também ela, na escola secundária, fez parte do Parlamento dos Jovens. Demonstrou a sua satisfação pelo envolvimento dos jovens no projeto e nas questões da cidadania, assinalando que o “vosso contributo é essencial para o presente e futuro da sociedade”.
Bruno Santos, diretor regional de Educação, e Eduarda Marques, diretora regional do IPDJ, enalteceram a função de projetos como o Parlamento dos Jovens para a construção da democracia, afirmando que crescer em democracia é estarmos atentos ao que se passa à nossa volta, partilhar e debater ideias, sempre com o objetivo de construir um mundo melhor.
A sessão distrital do ensino básico do Parlamento dos Jovens decorreu ao longo de todo o dia. Por parte do Agrupamento de Escolas de Alcochete participaram Matilde Baía, Lara Barbosa, Madalena Pimenta e Helena Caldeira, alunas do 9.º ano da Escola Básica El Rei D. Manuel I, sob orientação da Professor Eduarda Adriano.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, com os objetivos principais de educar para a cidadania, promover o debate democrático e incentivar a reflexão e o debate.

Comentários