Encerramento das urgências pediátricas no Barreiro e Setúbal em cima da mesa

Decisão final deve acontecer esta terça-feira. PSD exige esclarecimentos do Governo sobre o possível  encerramento

A região da Grande Lisboa deverá passar a assegurar cuidados pediátricos urgentes sem constrangimentos, 24 horas nos 365 dias do ano, apenas em quatro hospitais. Oito dos 12 serviços SOS atualmente em funcionamento devem encerrar definitivamente no período noturno, fins de semana e feriados e as equipas serão mobilizadas, se necessário, para as futuras quatro urgências pediátricas centrais: nos Hospitais de Santa Maria, Dona Estefânia, Amadora-Sintra e Garcia de Orta, em Almada. A alteração na prestação de cuidados pediátricos urgentes está a ser discutida pela Direção Executiva do SNS com todos os intervenientes e deverá ficar praticamente decidida na reunião agendada para esta terça-feira. A Comissão Política Distrital de Setúbal do PSD exige do Governo "um rápido esclarecimento sobre a intenção de encerrar a urgência pediátrica dos Hospitais do Barreiro e de Setúbal, bem como quais as medidas que irá tomar para garantir o funcionamento adequado destas unidades". 
Urgências pediátricas de Setúbal podem encerrar 

Segundo diz o PSD de Setúbal, em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias, desde que foi nomeado, o Ministro da Saúde tem vindo a anunciar a apresentação de um plano para reorganizar as urgências de pediatria na Área Metropolitana de Lisboa.  
"Estes constantes anúncios resultam de um conjunto de constrangimentos que se tem verificado para assegurar as escalas de urgência, também na área da pediatria. No entanto, à falta de um plano, temos sido confrontados com notícias de encerramentos de serviços. A última noticia dá conta que oito urgências pediátricas de Área Metropolitana de Lisboa deverão fechar à noite, fins de semana e feriados", conta o documento. 
De acordo com o noticiado os Hospitais de Santa Maria, Dona Estefânia, Amadora-Sintra e Garcia de Orta são os quatro hospitais onde as urgências pediátricas vão continuar abertas 24 horas por dia. 
"Na Península de Setúbal, depois de ficarmos a saber que o Governo pretende encerrar a maternidade do Centro Hospitalar do Barreiro/Montijo, sabemos que quer agora encerrar a urgência pediátrica dos Hospitais do Barreiro e de Setúbal. Ou seja, numa região com mais de 800 mil habitantes, o Governo equaciona manter unicamente a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada". 
A falta de profissionais de saúde é, segundo o PSD, "um problema que se sente há muito no SNS, resultante da falta de vontade do Governo em responder às necessidades destes profissionais, de forma a que estes se mantenham no SNS e aí exerçam a sua profissão". 
O estado das carreiras, as remunerações insuficientes e a falta de condições de trabalho têm levado a uma degradação nunca antes vista no SNS. A confirmar-se, dizem ainda os social-democratas, "o encerramento dos serviços de urgência pediátrica do Barreiro e Setúbal vem trazer ainda mais problemas para os utentes, que terão de se deslocar a maiores distâncias e irão engrossar as filas de espera nos restantes serviços de urgência da Área Metropolitana de Lisboa, serviços esses que já se encontram sobre grande pressão".
Por isso, a Comissão Política Distrital de Setúbal do PSD exige do Governo "um rápido esclarecimento sobre a intenção de encerrar a urgência pediátrica dos Hospitais do Barreiro e de Setúbal, bem como quais as medidas que irá tomar para garantir o funcionamento adequado destas unidades". 

Comentários