​Diocese de Setúbal recebeu cinco nomes de alegados abusadores

À semelhança de Lisboa e Porto, Setúbal não vai, para já, fazer nada mas pediu informações adicionais 

A diocese de Setúbal recebeu uma lista da comissão independente com cinco nomes de padres que alegadamente abusaram de menores. Em comunicado, a diocese explica que um dos padres está afastado do sacerdócio, depois de dois processos canónicos que não estavam relacionados com abuso de menores. Um segundo padre foi objeto de processo canónico por abuso sexual de menores. O sacerdote tinha sido afastado preventivamente, mas já retomou as funções. Diz a diocese de Setúbal que caso os testemunhos agora recolhidos pela Comissão Independente configurem novos factos, será iniciado novo processo. O terceiro padre não é da responsabilidade da hierarquia de Setúbal. O comunicado é assinado pelo administrador diocesano, uma vez que Setúbal não tem bispo atribuído.
Diocese sadina quer mais informações sobre alegadas violações

Em relação a dois padres, o administrador diocesano pediu mais informação à Comissão Independente. Diocese de Setúbal promete continuar a contribuir para “erradicar, de modo justo e eficaz, os abusos contra menores e adultos vulneráveis”, além de trabalhar na sensibilização e prevenção.
A Diocese de Setúbal anunciou esta terça-feira que recebeu da Comissão Independente cinco nomes de padres que, alegadamente, cometeram abusos sexuais contra menores.
Um sacerdote já não se encontra na Diocese de Setúbal, outro encontra-se afastado do exercício público do ministério após dois processos canónicos e um terceiro já tinha sido afastado preventivamente e retomou o exercício do ministério.
Em relação a outros dois nomes, o administrador diocesano, o padre José João Aires Lobato, refere que pediu mais informação à Comissão Independente.
A Diocese de Setúbal promete continuar a contribuir para “erradicar, de modo justo e eficaz, os abusos contra menores e adultos vulneráveis”, além de trabalhar na sensibilização e prevenção.
O Padre João Aires Lobato lembra que “continua” a aguardar da Comissão informações que “serão devidamente tratadas, do mesmo modo como as que têm chegado diretamente à Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis da nossa Diocese”. Isto para que a Diocese de Setúbal continue a dar o seu “contributo para erradicar, de modo justo e eficaz, os abusos contra menores e adultos vulneráveis, trabalhar na sensibilização e prevenção.” Termina declarando a adoção de uma “atitude de ‘tolerância zero’ e “o apoio e cuidado às vítimas”.
As diretrizes da Conferência Episcopal Portuguesa, sobre o abuso de menores e adultos vulneráveis "estão a ser revistas tendo em conta as sugestões e recomendações" do relatório final da Comissão Independente, anunciaram os bispos, que estiveram reunidos em Fátima.
Os bispos portugueses acreditam que a Igreja está "num ponto sem retorno" em matéria de combate aos abusos sexuais de menores.

Comentários