Almada renova selo de mérito por cuidar dos cuidadores do concelho

Unir esforços para apoiar aqueles que aceitaram cuidar de alguém dependente

A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais atribuiu pelo segundo ano consecutivo o selo de mérito ao projeto Tempo para Si, implementado pela Câmara de Almada, em parceria com duas instituições do concelho. Os cuidadores informais, aqueles a quem a sociedade apelida de informais, são peças essenciais de um cuidado que pesa, que desgasta física e emocionalmente. Que fragiliza.
Almada na linha da frente no apoio aos cuidadores 

Almada foi uma das autarquias a candidatar projetos à Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo por municípios e freguesias nesta área.
Nesta segunda edição, o projeto Tempo para Si voltou a cumprir os critérios estipulados, tendo novamente recebido o Selo de Mérito.
Esta resposta social está alicerçada em três instituições: a APPACDM – Quinta dos Inglezinhos, a Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal e a autarquia almadense. 
"Um triângulo amoroso que uniu esforços para apoiar aqueles que aceitaram cuidar de alguém dependente, numa missão de amor que, apesar de ser informal aos olhos da sociedade, desgasta física e emocionalmente", diz a Câmara de Almada em comunicado. 
Ao todo, foram entregues 54 propostas, das quais 42 foram reconhecidas.
Reconhecidos recentemente por um Estatuto que, apesar de um importante avanço social, continua incapaz de travar por completo o perpetuar de algumas injustiças, os cuidadores informais têm estado em destaque nos últimos tempos.
E é porque, apesar de insubstituíveis, muitos continuam ainda invisíveis, que a Merck Portugal decidiu, no âmbito do projeto corporativo global, o ‘Embracing Carers’, apoiar um Movimento que tem como missão ‘Cuidar dos Cuidadores Informais’.
Este movimento conta com dezenas de associações portuguesas que concretizam projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida, seja do marido, da mulher, de um filho, do pai, da mãe.

Comentários