Carnaval trouxe alegria à vila da Moita na noite de segunda-feira

200 foliões da SFRUA e da ESUCA a sambar na avenida principal da vila

As duas Escolas de Samba do Município da Moita, a Unidos do Clube das Arroteias (ESUCA) e da Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense (SFRUA) , juntaram-se numa noite única, no dia 20 de Fevereiro, e desceram a Avenida Dr. Teófilo Braga para trazer luz, cor, alegria e folia a todos os munícipes. A festa arrancou cerca das 22 horas e prolongou-se madrugada fora. Contente com o resultado estava o presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino. “As pessoas precisavam desta alegria, precisavam de poder estar juntas, desfrutar e é isso que estamos aqui a ver num trabalho conjunto feito entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia". 
Samba e muita folia animaram Carnaval da Moita 

O autarca considera que a iniciativa - que começou em 2019 - será para continuar. "Acho que só por isso, pela alegria que vemos na cara destas pessoas, valeu a pena todo o esforço feito por estas duas entidades”, assumiu, acrescentando que esta é uma iniciativa a repetir. “Naquilo que depender de nós é para continuar e acredito que ambas as associações, ambas as escolas querem continuar a desenvolver o seu trabalho. Queremos munícipes felizes e o concelho melhor para todos”.
Também o presidente da Junta de Freguesia da Moita, Fabrício Pereira, se mostrou muito feliz com o resultado desta noite de folia. “Para a Junta de Freguesia isto foi um desafio. Obviamente que desenvolvemos esta iniciativa com a Câmara Municipal, a qual nos deu todo o apoio necessário. Para nós um desafio desta envergadura é mesmo isso que representa: um desafio em conseguir conciliar diferentes associações, outras entidades, alguns privados e esperamos que todos gostem. Nós já estamos a gostar mesmo antes de começar”, admitia Fabrício Pereira na noite do desfile.
No total, desfilaram pela avenida Dr. Teófilo de Braga quase 200 foliões das duas Escolas que juntaram conceitos e mostraram-se unidas a fazer aquilo que de melhor sabem: animar as pessoas.
Sónia Barreto, porta-bandeira da ESUCA diz-se orgulhosa pelo seu papel este ano. “Tem sido uma grande loucura. Isto é a minha segunda casa e é uma honra e um orgulho poder levar a bandeira da minha coletividade. Para o ano estaremos cá novamente”, assegurou-nos.
Já por parte da SFRUA, Tiago Parada, responsável pelo design de alguns figurinos do desfile, destacou o empenho que todos os anos é feito pela coletividade. “A SFRUA tem já um arquivo de roupas relativamente considerável, porque já fazemos isto há uns bons anos, mas tentamos sempre não repetir coisas. Não é uma tarefa fácil, mas estamos aqui firmes e fortes e prontos para mais anos. O vestido da madrinha da bateria, por exemplo, demorou a fazer mais ou menos uma semana com duas noites sem dormir”, revelou-nos.
O esforço por parte de todos valeu a pena, o samba no pé foi mais do que muito e a magia do Carnaval aconteceu, mesmo, na Moita.

Comentários