Vinhos da Península de Setúbal mostram-se em Lisboa

Páteo da Galé recebe até domingo os melhores vinhos de Setúbal e de Lisboa

Para quem está a pensar oferecer garrafas de vinho da região de Setúbal no Natal, o evento que decorre este fim de semana no Páteo da Galé, em Lisboa, tem de estar na agenda. São vários os produtores da Península de Setúbal que se vão juntar neste espaço da baixa da cidade entre sexta-feira e domingo. O Vinhos no Pátio é organizado pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e pela comissão de Lisboa. Ao todo irá juntar 13 produtores. Estarão presentes com várias referências para experimentar e também para comprar, se assim desejar. Durante os três dias haverá ainda masterclasses e workshops. A entrada no Vinhos no Pátio custa 5 euros e dá direito ao copo de prova oficial.
Evento que começa esta sexta-feira vai na sexta edição

Os vinhos da região de Lisboa e de Setúbal, ainda que partilhem uma certa proximidade territorial, têm características singulares. E é precisamente por esse motivo que, até 11 de Dezembro, o Pátio Galé, em Lisboa, recebe a sexta edição dos Vinhos no Pátio, uma prova de vinhos promovida pelos Vinhos e Enoturismos das regiões de Lisboa e da península de Setúbal, que pretende dar a conhecer as características únicas dos vinhos das duas regiões.
Alguns dos produtores que marcarão presença nos três dias de provas são a Adega de Palmela, Casa Ermelinda Freitas, Herdade da Barrosinha, Adega de Pegões, Adega Fernão Pó, Quinta do Monte Alegre, Venâncio da Costa Lima, Bacalhôa, Herdade Canal Caveira, Quinta de Catralvos, Serenada, FR Winemaker ou a Herdade da Arcebispa.
Esta sexta-feira, 9 de Dezembro, às 17h30 decorre a primeira masterclass, reservada a profissionais da hotelaria e do turismo, focando-se nas “Raridades de Lisboa e de Setúbal”, isto é, vinhos de castas como o Moscatel Roxo, a Tinta Miúda, o Ramisco, o Tamarez, Vital, entre outras.
Na segunda masterclass (20 horas), esta já aberta ao público, o tema será “Lisboa, o nervo atlântico”, em que serão estudados os solos, o relevo ondulado das suas encostas e consequentes exposições solares, bem como a proximidade ao oceano, a influência das serras e todos os fatores que contribuem para a frescura, acidez natural, mineralidade e potencial de longevidade dos vinhos da região.
 No sábado, a primeira masterclass é a “Grande Prova de Moscatéis de Setúbal” (16 horas). “Quando duas regiões casaram com o mundo” (19 horas) é a segunda masterclass do dia e irá versar sobre vinhos obtidos a partir de castas internacionais.
Há ainda dois workshops intitulados “Castelão de Lisboa, Castelão de Setúbal: descubra as diferenças” (17h30) e “Vinhos para o Natal: Lisboa e Setúbal no sapatinho!” (19h30). O sábado termina com a atuação ao vivo do coletivo 24 Robbers Swing Trio.
No último dia, domingo, a masterclass “Setúbal: o Castelão que é Periquita” (15 horas) dá a conhecer exemplares que comprovam a plasticidade de uma das grandes castas portuguesas que, em Setúbal, é protagonista. “Caça ao Tesouro: as pérolas de Lisboa” (17h30) desperta as consciências dos participantes nesta masterclass para as originalidades de vinhos como os Malvasia de Colares, os Carcavelos, os Medieval de Ourém e até a aguardente da Lourinhã.
Os workshops e masterclasses são ministrados por Célia Lourenço e Manuel Moreira, da Revista de Vinhos.
O Vinhos no Pátio é organizado pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa e pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, com apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e produção de Essência – Comunicação e Eventos. 
A entrada tem o valor de cinco euros e inclui copo de provas. A inscrição nas masterclasses e workshops é gratuita, sempre sujeita à disponibilidade dos espaços.

Comentários