Trabalhadores da fábrica de Palmela "rejeitam" acordo laboral

Trabalhadores da Autoeuropa chumbam proposta de aumento salarial de 5,2 por cento 

Os trabalhadores da Autoeuropa chumbaram o pré-acordo laboral que previa um aumento extraordinário de 5,2 por cento por uma diferença de apenas 181 votos, no referendo realizado nos dias 4 e 5 de Dezembro, revelou esta terça-feira fonte sindical. Dos mais de cinco mil trabalhadores da fábrica de automóveis da Volkswagen, em Palmela, só 3865 exercerem o direito de voto, 2007 dos quais votaram contra o pré-acordo e 1826 a favor. Houve ainda 10 votos nulos e 22 brancos. O "chumbo" já foi "aplaudido" por um sindicato que incentiva os trabalhadores "à luta" e já anunciou que irá convocar vários plenários de três horas em cada turno, nos dias 13 e 14 de Dezembro. Os aumentos - entre os 75 e os 122 euros - que iriam ser pagos já este mês ficam "anulados" até existir um novo acordo. A comissão de trabalhadores vai agora reunir “em breve” para analisar os resultados do referendo.
Proposta laboral chumbada por 181 trabalhadores 

"O resultado do referendo confirma que a maioria dos trabalhadores considera que o pré-acordo alcançado é insuficiente e que esta proposta de aumento salarial de 5,2 por cento tem de ser melhorada", disse à agência Lusa Eduardo Florindo, do SITE Sul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul.
"Não há outro caminho senão o de prosseguir a luta pelo aumento extraordinário do salário", acrescentou o sindicalista, lembrando que cabe aos trabalhadores decidirem se vão apresentar uma contraproposta à empresa ou avançar com eventuais formas de luta.
No entanto, aquilo que o sindico não explicou é porque dos mais de cinco mil trabalhadores da fábrica de automóveis, só 3865 exercerem o direito de voto. Contas feitas, a proposta foi chumbada por 181 trabalhadores. 
Ainda assim, e para incentivar novas formas de luta, o SITE-Sul já anunciou que irá convocar vários plenários de três horas em cada turno, no dia 13 de Dezembro (das sete às 10 horas e 15h20/18h20), das 23h40 horas do dia 13 às 2h40 horas de dia 14, e ainda um último plenário a realizar das sete horas às 10 do dia 14 de Dezembro.
Inicialmente os trabalhadores da Autoeuropa reivindicavam um aumento salarial extraordinário de mais de cinco por cento em Dezembro, acrescido dos dois por cento que já estavam previamente acordados para Janeiro de 2023, mas o pré-acordo que agora foi chumbado previa apenas um aumento único de 5,2 por cento.  
A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa referiu que, com a aplicação do aumento extraordinário, os trabalhadores da Autoeuropa iam ter aumentos entre os 75 euros (nível 2) e os 122,50 euros (nível 12), já a partir deste mês. 
No final do mês passado, o coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, Rogério Nogueira, revelou que o acordo alcançado com a administração da Autoeuropa "mereceu a aprovação unânime" dos elementos que integram aquele órgão representativo dos trabalhadores.
"Acreditamos que é um acordo que vai ao encontro da expectativa da maioria dos trabalhadores da Autoeuropa", disse Rogério Nogueira. 

Comentários