Seixal com orçamento de 133 milhões de euros para 2023

Prioridade para a educação, cultura, desporto, apoio social, ambiente, higiene urbana, e desenvolvimento económico e social

A Câmara do Seixal aprovou um orçamento de 133 milhões de euros para 2023. O documento, que assenta em 15 eixos de atuação, foi aprovado em reunião de câmara extraordinária e terá ainda de ser votado em Assembleia Municipal. A proposta foi aprovada com cinco votos favoráveis da CDU, os votos contra de PS (quatro) e PSD (um) e a abstenção do vereador independente Henrique Freire, havendo voto de qualidade do presidente, Paulo Silva. O autarca salienta que o orçamento agora aprovado está em linha com a média da receita dos últimos dois anos e “pretende fazer mais e melhor pela população”.
Autarquia prepara investimentos para 2023 

“Com a nossa intervenção e contributo, pretendemos reforçar a oferta em áreas fundamentais como a educação, a cultura, o desporto, o apoio social, o ambiente, a higiene urbana, o espaço público ou o desenvolvimento económico e social, ao mesmo tempo que melhoramos as condições dos nossos trabalhadores”, disse Paulo Silva. 
No capítulo da educação, a autarquia propõe implementar o Plano Educativo Municipal com mais de uma centena de projetos a desenvolver com as escolas no ano letivo 2022/2023 e ampliar e requalificar as escolas do 1.º ciclo do ensino básico e pré-escolar de Paio Pires, Arrentela, Bairro Novo, Quinta do Conde de Portalegre e Quinta da Cabouca.
No campo social, o executivo pretende apoiar a construção das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, assim como a requalificação e ampliação das instalações das Associações de Reformados.
Está ainda previsto o financiamento para a construção das novas instalações da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal e a requalificação das instalações da CERCISA, assim como a comparticipação na construção das creches sociais da Associação de Solidariedade, do Centro de Atividades Sociais de Miratejo e do Centro de Assistência Paroquial de Amora.
Na área cultural são apontados como principais objetivos a conclusão da construção da futura Aldeia do Bombo, a continuação da construção do Centro Cultural de Amora, a inauguração das novas instalações da Companhia Teatro da Terra e a continuidade de eventos realizados no concelho, tais como o SeixalJazz, as Festas Populares, as Comemorações do 25 de Abril, o Festival de Teatro e o Seixal Cultural, entre outros.
No desporto, o executivo propõe executar o Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo, potenciando e consolidando os 46 projetos que o integram, entre os quais a Seixalíada, os Jogos do Seixal, o Agita Seixal, o Projeto de Expressão Físico-Motora no 1.º Ciclo, o Programa Continuar, o Campeonato de Futsal do Concelho do Seixal e a Seixalíada Escolar.
No que se refere a infraestruturas está prevista a abertura do Pavilhão Municipal Cidade de Amora, a construção do Pavilhão Desportivo Municipal de Fernão Ferro, a abertura do Complexo Desportivo do Pinhal do General, a finalização das obras do Centro Náutico de Amora, a construção do Centro Náutico do Seixal e a candidatura do município a Capital Europeia do Desporto.
Em relação à juventude, está em construção um novo Centro de Apoio ao Movimento Associativo Juvenil na Amora, enquadrado no novo Centro Cultural da localidade, e está previsto o lançamento do Seixal Criativo – Centro de Aprendizagem e Experimentação.
O orçamento prevê, ainda, a construção de parques radicais para ‘skate’, ‘parkour’, BMX e ‘street workout’, além do apoio a jovens artistas através da requalificação e dinamização do Espaço Arte Jovem.

Foros da Amora, Cruz de Pau e Paio Pires vão ter centros de saúde 
Orçamento vai ser discutido na Assembleia Municipal 
Na área do ambiente está projetada a criação do Centro Ciência Viva de Interpretação Ambiental da Baía do Seixal, o acompanhamento dos impactos da atividade industrial da Siderurgia Nacional, o processo de classificação das praias da Baía do Seixal como detentoras de qualidade balnear e a continuidade da construção do Parque Metropolitano da Biodiversidade e do novo Parque Natural de Arrentela, entre outros projetos.
Relativamente à mobilidade e transportes públicos, a autarquia prevê a construção da via alternativa à Estrada Nacional 10 entre Corroios e Amora, a requalificação da Avenida do Mar (em Belverde), a construção de ciclovias, a instalação de mais pontos de carregamento de veículos elétricos, a construção de parques de estacionamento em zonas urbanas e de um silo automóvel no Seixal.
Na saúde, a autarquia quer avançar com a construção do Centro de Saúde de Foros de Amora, da Unidade de Saúde Familiar da Rosinha (na Cruz de Pau) e do Centro de Saúde de Aldeia de Paio Pires.
O executivo pretende também dar continuidade à construção de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados na Arrentela (em terreno cedido pela autarquia) e inaugurar a Unidade de Intervenção Comunitária do Seixal do Serviço de Psiquiatria do Hospital Garcia de Orta – Unidade Doutor Luís Amaro, num imóvel adquirido pela câmara em 2022 pelo valor de 350 mil euros.
Na área da habitação, a autarquia refere que será dada continuidade às soluções preconizadas para o Vale de Chícharos (Bairro da Jamaica) e Santa Marta de Corroios, assim como a continuação da requalificação dos bairros da Cucena e Fogueteiro e a apresentação de um programa de habitação a custos controlados para os jovens.
A autarquia pretende ainda apresentar um programa de habitação a custos controlados para jovens do concelho, desenvolvendo, numa primeira fase, a construção de 88 fogos em lotes de terreno adquiridos pelo município.

Comentários