Moita aprova orçamento municipal de 52 milhões de euros

Requalificação da zona ribeirinha do concelho junto à Caldeira e no Gaio vai avançar em 2023 

O Plano e Orçamento da Câmara da Moita para o ano de 2023, estimado em cerca de 52 milhões de euros, foi aprovado em reunião extraordinária do município, com objetivos "estratégicos bem definidos", baseados num "compromisso consolidado perante os cidadãos na área social, económica, cultural e política", tendo como meta principal "aumentar a realização de investimento com uma série de projetos e obras nas mais variadas áreas", revela a autarquia. A aposta em aproximar a população do rio Tejo, segundo o município, "mantém-se com vários projetos que irão iniciar-se no próximo ano e que irão começar a transformar a imagem do município e a dar um verdadeiro significado à frase ‘Moita – Uma Janela para o Tejo’, como é o caso da requalificação da zona ribeirinha", junto à zona da Caldeira, num projeto com financiamento já aprovado e a revitalização da frente ribeirinha do Gaio, através da construção de passadiços à beira-rio.
Autarquia avança com projetos para valorizar zona ribeirinha

O documento aposta ainda na construção do Centro Oficial de Recolha de Animais Errantes, obra que vai “albergar 120 animais” no território. A Câmara adianta que além de se perspetivar uma poupança de mais de 31 mil euros, relativamente ao que estava previsto anteriormente, o novo projeto “duplica a capacidade de acolhimento”, que inicialmente contemplava apenas a criação de duas dezenas de boxes.
Na área do desenvolvimento social, a Estratégia Local de Habitação vai ainda começar a ser implementada, com um investimento de cerca de 32 milhões de euros. “Também na vertente do desenvolvimento económico perspetivam-se progressos significativos, nomeadamente na área do turismo como forma de alavancar a economia do concelho”, sublinha a autarquia.
No âmbito do Plano Comunidades em Acão e em complementaridade com as outras intervenções setoriais e estratégias que o município desenvolve vão ainda “ser investidos cerca 1.600 milhões de euros em planos de ação integrados”, a serem executados a partir de “trabalhos em rede” entre esta Câmara, juntas de freguesias, organizações locais da sociedade civil e outras entidades públicas de sectores relevantes.
O projeto vai traduzir-se num apoio “inestimável às famílias do concelho”, defende o município. Na altura, foi ainda aprovado um apoio, no valor de 250 mil euros, que a edilidade vai prestar à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Moita. Após a aprovação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para o próximo ano, o documento vai em breve ser submetido à aprovação da Assembleia Municipal.

Comentários