Governo apresentou pacote Ambiente + Simples em Alcochete

“80 por cento da eletricidade consumida no país seja produzida através de fontes de energia renováveis”

O primeiro-ministro, António Costa, esteve em Alcochete, na apresentação do novo pacote legislativo Ambiente + Simples, que decorreu no Centro Eletroprodutor da Iberdrola.  António Costa voltou a evidenciar que o primeiro objetivo do programa do Governo é “o combate às alterações climáticas”, revelando que, até ao final da atual legislatura, a meta governamental é que “80 por cento da eletricidade consumida no país seja produzida através de fontes de energia renováveis”.
Costa em Alcochete para falar de ambiente e energia 

Sobre o pacote legislativo Ambiente + Simples, o primeiro-ministro afirmou que surge da necessidade de “acelerar a transição energética, valorizar a economia circular e desburocratizar a relação da administração pública com os cidadãos”, mas também de um outro objetivo primordial do Governo: “a reforma do Estado, que inclui o pilar fundamental da simplificação administrativa. A melhor forma de prevenir a corrupção é simplificar os procedimentos para não criar dificuldades e vender facilidades”, disse.
Já o ministro do Ambiente e Ação Climática assegurou que o novo pacote legislativo Ambiente + Simples é “uma decisão que representa uma grande transformação no processo de licenciamento ambiental em vigor no país”, assinalando que “este pacote responde aos principais desafios ambientais que estamos a viver”, mas que “simplificar procedimentos não é desproteger o ambiente”.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto, evidenciou as preocupações do município com a sustentabilidade ambiental e económica do seu território. 
“A proximidade do poder local às pessoas, aos seus anseios e preocupações, aos seus desejos e expetativas, coloca os autarcas numa posição privilegiada e de enorme responsabilidade. Conhecemos bem a nossa terra e as nossas gentes. Sabemos que temos cidadãos que não querem um futuro qualquer. Querem um futuro melhor, com mais bem-estar ambiental e económico”, sublinhou o autarca. 
Uma última nota para João Tiago Silveira, presidente do Grupo de Trabalho para a Reforma dos Licenciamentos, que fez a apresentação do Ambiente + Simples. O novo pacote legislativo integra o Simplex 2022 e entrará em vigor em Março de 2023. A sua principal meta é a redução da burocracia e da simplificação de procedimentos na área ambiental.

Comentários