Barreiro aprova maior orçamento de sempre na sua história

Parte dos 82,5 milhões de euros é para requalificar o espaço público e infraestruturas do concelho  

A Câmara do Barreiro aprovou o orçamento para 2023 no valor 82,5 milhões de euros, dos quais 16 milhões são referentes aos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB). Em comunicado, o presidente da autarquia, Frederico Rosa, refere que este é o maior orçamento alguma vez apresentado no município, estando “fortemente influenciado pelas verbas do Programa de Recuperação e Resiliência, pela descentralização nas áreas da educação, saúde e ação social, pelos restantes financiamentos externos, acordos de cooperação e financiamento com a Administração Central e pelos investimentos efetuados pelo próprio orçamento”. O documento referente às Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2023 da Câmara do Barreiro foi aprovado, em reunião pública com os votos da larga maioria socialista que governa a autarquia. Os dois vereadores da CDU votaram contra. 
Verbas do PRR "engordam" orçamento para 2023 

De acordo com a autarquia, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2023 visam dar continuidade ao longo dos próximos cinco anos à política de investimentos que têm sido desenvolvidos, dando corpo a todo o trabalho de planeamento efetuado que quer aproveitar a oportunidade dada pelo Programa de Recuperação e Resiliência para o desenvolvimento do concelho do Barreiro.
O orçamento, segundo Frederico Rosa, irá dar início ao Projeto das Comunidades Desfavorecidas, que terá grande impacto na Zona do Alto do Seixalinho e permitirá avançar de forma definitiva com a obra do Centro de Saúde do Alto Seixalinho/Escavadeira, assim como com a Reabilitação do Bairro Alves Redol.
Na nota, a autarquia anuncia ainda a intenção de avançar com a requalificação do espaço público e infraestruturas no Barreiro Velho, com a requalificação da Caldeira Grande de Alburrica e concluir as empreitadas do Armazém de Víveres, do Moinho de Maré Grande de Alburrica, além da Urbanização da Quinta das Canas.
Ao nível da mobilidade do concelho, o orçamento contempla a construção da rotunda da Miguel Bombarda com a Avenida do Bocage, assim como da rotunda de Santo António da Charneca.
Está também ‘em cima da mesa’ a aquisição do Antigo Tribunal, do Teatro Cine e do edifício e espaço envolvente às Instalações Operacionais.
A autarquia refere ainda que a aposta na educação, cultura, desporto, associativismo, património cultural e turismo é para continuar, assim como a melhoria da Higiene Urbana e da rede de águas e saneamento, com o lançamento das bases para a construção de um novo furo.
Relativamente ao Imposto Municipal de Imóveis (IMI), é fixada a taxa de 0,38 por cento, valor igual ao do ano anterior.
A taxa de IMI para prédios urbanos pode variar entre os 0,3 e os 0,45 por cento, cabendo aos municípios fixar o valor entre este intervalo.
O PS conquistou nas autárquicas de 2021 a maioria absoluta no Barreiro, alcançando sete dos nove vereadores da autarquia. Os restantes dois vereadores são da CDU. O orçamento da Câmara do Barreiro terá agora de ser debatido e votado em Assembleia Municipal.
A Assembleia Municipal do Barreiro é composta por 19 deputados do PS, sete da CDU, dois do PSD, um do Bloco de Esquerda e um do Chega.

Comentários