Palmela apoia com quatro mil euros o Banco Alimentar Contra a Fome

27 instituições do concelho, representando um total de 4382 pessoas a receberem bens alimentares

O município de Palmela aprovou, por unanimidade, em reunião pública, a atribuição de uma comparticipação no valor de quatro mil euros, destinada a apoiar nas despesas com o funcionamento do Banco Alimentar Contra a Fome da Península de Setúbal. No concelho de Palmela, segundo dados de 2021, foram apoiadas 11 instituições com acordo (1.531 pessoas abrangidas) e sete instituições com apoio pontual (1.322 pessoas). Ao todo, através das várias medidas do Banco Alimentar Contra a Fome, estão abrangidas "27 instituições do concelho, representando um total de 4.382 pessoas a receberem bens alimentares", conta a Câmara de Palmela em nota enviada à ADN-Agência de Notícias.
Mais de quatro mil pessoas recebem apoio alimentar no concelho


Esta instituição está sedeada no concelho de Palmela desde o ano 2000 e a sua área de influência abrange 14 concelhos (13 do distrito de Setúbal e um do distrito de Beja). A Câmara Municipal estabeleceu, em 2009, um Protocolo de Colaboração com o Banco Alimentar Contra a Fome, que prevê a atribuição de um apoio financeiro anual, de extrema importância na conjuntura económico-social atual, face ao número crescente de pedidos de apoio a esta entidade.
No concelho de Palmela, segundo dados de 2021, "foram apoiadas 11 instituições com acordo (1.531 pessoas abrangidas) e sete instituições com apoio pontual (1.322 pessoas)". 
No âmbito do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, do qual o Banco Alimentar é, desde 2017, entidade coordenadora responsável, são apoiadas atualmente três instituições do concelho (Centro Social de Quinta do Anjo, Fundação COI e União Social Sol Crescente da Marateca), assegurando apoio alimentar a 756 pessoas. 
Por via da Rede de Emergência Alimentar, criada em 2020 para responder de forma articulada a pedidos de apoio alimentar de famílias social e economicamente vulneráveis, afetadas pela pandemia, foram apoiadas no concelho 773 pessoas.

Agência de Notícias  

Comentários