Forum da Abrigo discutiu futuro das crianças no Montijo

Casa de Acolhimento Residencial para Crianças em Risco vai avançar 

O VI Fórum Abrigo decorreu no Cinema Teatro Joaquim de Almeida, sob o desígnio “As crianças e o mundo. Que caminhos? Que metas?”. Os presidentes das Câmaras do Montijo e de Alcochete, Nuno Canta e Fernando Pinto, respetivamente, integraram a sessão de abertura que contou também com as intervenções da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, da Procuradora Geral da República, Lucília Gago, e do presidente da direção da Abrigo, Jacinto Guilherme Pereira.  A ministra Ana Mendes Godinho abriu a sessão afirmando que “estamos todos aqui com o mesmo objetivo e com o mesmo fim, o de garantir o melhor para as nossas crianças” e declarou que “a nossa principal preocupação tem que ser que cada criança e jovem tenha uma casa”.
Futuro das crianças da região discutido no Montijo

Ana Mendes Godinho afirmou que “quanto mais conseguirmos agir ao nível estrutural para eliminar ciclos de pobreza mais estaremos a eliminar um fator crítico que gera perigo para as crianças”.
Neste seguimento, indicou as prioridades de investimento nas crianças como a gratuitidade das creches, “medida transformadora que garante que qualquer criança tem direito a fazer parte do sistema coletivo, existindo uma igualdade de acesso de oportunidades”.
O presidente da Câmara do Montijo transmitiu o apreço com que o Montijo acolhe o VI Fórum da Abrigo, numa “terra empenhada nos direitos sociais, em particular das crianças, nas escolas, na rede social e nas instituições”. O autarca salientou a importância da realização do fórum “num momento de desigualdades e de violação dos direitos da criança”.
O presidente da direção da Abrigo, destacou a importância da cidade do Montijo na história da associação: “É a nossa terra, o berço da Abrigo. O Montijo é parceiro e aliado desde o primeiro dia”.
Jacinto Pereira fez questão de informar que, no âmbito de projeto Abrigo Famílias, foi outorgado a 11 de Novembro o acordo de cooperação com o centro distrital da Segurança Social de Setúbal. A resposta social de acolhimento familiar de crianças e jovens permitirá alargar a sua atividade a todos os municípios do Arco Ribeirinho Sul: Montijo, Alcochete, Almada, Seixal, Barreiro e Moita.
Também a Casa de Acolhimento Residencial para Crianças em Risco, a instalar em terreno cedido pela Câmara do Montijo, está em desenvolvimento.
Neste momento, a associação conta com o apadrinhamento de três ilustres montijenses: Paulo Futre, futebolista, Ricardo, guarda-redes, e Elisabete Jacinto, piloto de todo o terreno.
Sob o propósito “As crianças e o mundo” a discussão decorreu abordando temas como “Reflexões sobre o Mundo, as famílias e as Crianças no Pós Pandemia” e “Crianças vs Família vs Estado- Dinâmicas e atualidade”.
A sessão de encerramento contou com as intervenções do presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto. O autarca enalteceu o trabalho desenvolvido pela Abrigo – Associação Portuguesa de Apoio à Criança: “A intervenção cívica preconizada pela Abrigo reflete a defesa da causa das crianças em risco. Esta deve ser uma causa que nos una e motive a trabalhar em parceria, proporcionando respostas e soluções que consigam enquadrar estas crianças num contexto seguro, resguardado de violência e que lhes proporcione um ambiente onde possam desenvolver competências emocionais e comportamentais, contribuindo desta forma para que cada criança possa ter expetativas de futuro”.



Comentários