Bibliotecas e museus partilham conhecimento em Setúbal

Especialistas de todo o país partilharam conhecimentos fundamentais para o setor 

O vereador da Câmara de Setúbal Pedro Pina destacou a importância da partilha das boas práticas e do conhecimento, na abertura do I Encontro Nacional de Serviços Educativos de Bibliotecas e Museus, organizado pela autarquia. “Tantas vezes olhamos para nós, os nossos serviços, o nosso trabalho e estes momentos são momentos de parar, refletir e, acima de tudo, de ouvir as boas práticas, ouvir aquilo que outros têm para nos ensinar, para partilhar o seu conhecimento”, disse o vereador da Cultura no Cinema Charlot – Auditório Municipal, nesta segunda-feira. 
Especialistas querem conquistar novos públicos para as bibliotecas 

Após considerar o exercício das boas práticas e a partilha do conhecimento fundamentais “para acrescentar valor”, Pedro Pina defendeu a importância que estas áreas têm na vida coletiva, “sobretudo numa perspetiva e numa componente educativa, nomeadamente para a questão dos novos públicos ou da formação de públicos”.
O autarca salientou “o esforço desafiante” que a Câmara de Setúbal, bem como outras autarquias e entidades, enfrenta para dotar as bibliotecas e museus de ferramentas digitais e recordou que em 2023 o serviço educativo dos museus municipais de Setúbal comemora 40 anos de existência, os quais “têm valido a pena” por a oferta ser muito “diversificada” e Setúbal gostar de a partilhar.
O I Encontro Nacional de Serviços Educativos de Bibliotecas e Museus foi encerrado pela vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, que considerou que os serviços educativos das bibliotecas e museus, bem como dos arquivos, são “diversos centros culturais” e “fulcrais na diversidade cultural e na oferta que fazem ao público-alvo”.
Carla Guerreiro acrescentou que estes serviços educativos são ainda “agentes com uma missão educativa, embora não-formal, mas com a responsabilidade de se adaptarem às necessidades de novas gerações, na mudança, no dinamismo e nas transformações quase imediatas que caraterizam as sociedades atuais em permanente crescimento”.
Antes, a primeira oradora, Carla Bandeira, da Câmara de Gondomar, abordou o tema “O Presente e o Futuro: Os Serviços Educativos nas Bibliotecas”, recordando que a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas foi criada em 1987, na sequência do Manifesto da Leitura Pública em Portugal, de 1983, o qual chamou a atenção de governo e autarquias para as deficiências que a leitura pública registava no país.
Segundo a palestrante, a rede nacional foi criada com três pressupostos – a existência de leitura domiciliária, de livre acesso às estantes e de recursos humanos especializados – e abriu as bibliotecas à comunidade, com espaços abertos e vários serviços, entre outros, infantil, adultos, multimédia, exposições e concertos.

Comentários