Barreiro diz que não pagar aos municípios despesas da pandemia é “erro tremendo”

"Tem de pagar, devia pagar e se não pagar é um erro tremendo e uma injustiça tremenda" diz Frederico Rosa 

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro considerou nesta quarta-feira que será “erro tremendo” e uma injustiça se o Governo não pagar aos municípios os 156 milhões de euros relativos às despesas no combate à pandemia de covid-19. “Tem de pagar, devia pagar e se não pagar é um erro tremendo e uma injustiça tremenda”, disse o autarca socialista Frederico Rosa, na reunião da Câmara Municipal.  No início do mês, o Governo indicou que não tem condições de pagar os 156 milhões de euros reivindicados pelos municípios como despesa no combate à covid-19, destacando que do fundo de solidariedade europeia sobram apenas cerca de 20 milhões de euros.
Tutela sem dinheiro para pagar aos municípios as despesas da pandemia

“Neste momento, nós não temos condições de corresponder a essa reivindicação da Associação Nacional de Municípios. A única abertura que temos, e já transmitimos, foi no âmbito daquele que é o apoio do Fundo de Solidariedade da União Europeia”, que representa um total de 60 milhões de euros, disse, em entrevista à Lusa, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que tutela as autarquias no Governo liderado pelo socialista António Costa.
Um total de 156 milhões de euros é reivindicado pelos municípios ao Governo como o total de gastos que tiveram no combate à covid-19, segundo uma avaliação do Tribunal de Contas, uma verba que não consta do Orçamento do Estado para 2023, como esperavam.
“Não fizemos [as despesas] à espera de reembolso, mas não tenho dúvidas que assumimos o papel que o Estado devia ter assumido”, salientou hoje Frederico Rosa, acrescentando que, seja qual for ‘a cor’ do Governo, a obrigação é pagar aos municípios.
O autarca considerou ainda que o não pagamento do reembolso por parte do Estado “é um retrocesso e uma injustiça perante os municípios”.
“Acho que fica clara a minha posição fosse o Governo que fosse. O Governo é da República e trata dos problemas da República, nós fomos eleitos pelo Barreiro e defendemos os nossos interesses”, disse.

Comentários