Alcochete financia Equipa de Intervenção Permanente no concelho

Cinco bombeiros em permanência para garantir mais e melhor socorro à população

Os presidentes da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto, e da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, José Costa, assinaram esta semana, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o protocolo para a implementação de mais uma Equipa de Intervenção Permanente na referida corporação. “A criação de mais uma Equipa de Intervenção Permanente, composta por cinco pessoas, que vão trabalhar 40 horas por semana, vem no seguimento daquilo que é o nosso objetivo de dotar a nossa corporação de bombeiros de mais e melhores condições para que possam dar continuidade ao extraordinário serviço de socorro que já prestam no nosso concelho, nos concelhos limítrofes e até no país”, salientou Fernando Pinto. 
Autarquia cria equipa de bombeiros permanentes 

Para o autarca, a assinatura do referido protocolo dá o mote para a celebração do 75.º aniversário da associação dos bombeiros em 2023, ano em que a autarquia tem o objetivo de oferecer à corporação uma viatura de combate a incêndios urbanos. “Sabemos que tudo aquilo que possamos fazer será seguramente pouco para aquilo que são as carências e as necessidades até perante a evolução do próprio município, quer do ponto de vista da densidade populacional, quer do ponto de vista dos serviços, das indústrias e das empresas que se vão instalando no nosso concelho”, referiu Fernando Pinto.
“Hoje é um dia muito feliz, estamos aqui todos numa singela cerimónia. Esta é a segunda Equipa de Intervenção Permanente que a corporação vai ter e visa, no fundo, dar continuidade ao extraordinário trabalho que a primeira Equipa de Intervenção Permanente vem desenvolvendo com um espírito muito altruísta e com um objetivo definido que é garantir mais e melhor socorro à nossa população”, salientou o autarca.
O referido protocolo estabelece as condições de contratação e funcionamento da Equipa de Intervenção Permanente. As remunerações dos elementos da equipa são financiadas, em partes iguais, pelo município e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através de um apoio financeiro atribuído mensalmente à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete para fazer face aos custos por cada elemento contratado, bem como demais encargos relativos ao regime de segurança social e seguros de acidentes de trabalho.
A cerimónia de assinatura contou com a presença dos vereadores, do comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, Paulo Vieira, e do coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, João Marques.
O protocolo será posteriormente assinado pelo presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e homologado pelo ministro da Administração Interna.

Comentários