Semana do Salmonete com 41 restaurantes em Setúbal

O festival gastronómico decorre até 30 de Outubro nos restaurantes aderentes

Setúbal é a cidade do choco frito, da sardinha assada nos becos, do carapau no pão, da cavala frita, da caldeirada à setubalense ou das ostras do Sado. No entanto, entre sexta-feira e 30 de Outubro, a cidade é do Salmonete. O festival gastronómico, que elege o peixe sadino como o destaque principal das ementas de vários restaurantes da cidade. Tal como nas edições anteriores, ao longo dos 10 dias, 41 restaurantes propõem receitas tradicionais, como o peixe assado no carvão, e outras mais inovadoras, além de uma degustação comentada com harmonização vínica e uma oficina pedagógica.  A iniciativa tem como objetivo ser "um incentivo de promoção turística da região e de dinamização da restauração local, além de apresentar uma vertente pedagógica, que recorda a importância da espécie na história e na gastronomia da cidade, sendo o salmonete de Setúbal famoso em todo o país", explica a Câmara de Setúbal em comunicado. 
Salmonete volta a ser rei por 10 dias na cidade do peixe

Além do tradicional salmonete grelhado com molho de fígados, os 41 restaurantes participantes na iniciativa apresentam propostas como papelotes de salmonete, salmonetes de tomatada, consommé de salmonete e pargo com malagueta e figos em pickle, ou salmonete com molho à espanhola e pó de salsa, acompanhado por tagliatelle com cogumelos selvagens, caviar de cebola roxa e telha de miso.
A primeira atividade associada é uma oficina pedagógica a partir do conto “História da Baleia”, de António Sérgio, a realizar a partir das 15h30 de 22 de Outubro na Biblioteca Municipal de Setúbal com o objetivo de dar a conhecer o Salmonete Vermelhete, nomeadamente as suas características, onde vivem e de que se alimentam.
No dia de encerramento da Semana do Salmonete, 30 de outubro, a atividade “Encontros prováveis” inclui, a partir das 17h30, uma visita guiada à Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e à Galeria Municipal do 11, no mesmo edifício, e uma degustação de salmonetes comentada pelo chef Luís Alves, acompanhada por uma harmonização vínica com Saramago Vinhos.
A participação nesta atividade é igualmente gratuita, mas com um número limitado de pessoas, pelo que também é necessária inscrição prévia até 26 de Outubro, que deve ser feita aqui.

Comentários