Santiago do Cacém recebe a maior prova mundial de motas clássicas

Competição conta com mais de 250 pilotos representantes de cerca de 15 países até domingo 

Portugal recebe, pela primeira vez, o FIM Enduro Vintage Trophy, a maior prova mundial de motas clássicas, a decorrer em Santiago do Cacém desde esta quarta-feira até 2 de Outubro. A prova arrancou oficialmente no centro de Santiago do Cacém, com uma parada protagonizada pelas motas que fizeram a história do motociclismo e pelas bandeiras dos países participantes. Seguem-se quatro dias de corrida, com uma prova de aceleração em Vila Nova de Santo André, dois dias de competição de Enduro puro (70 quilómetros) e, no domingo, o especial motorcross em pista e a entrega dos troféus Vintage Veterans Trophy e Vintage Silver Vase Club. O presidente da autarquia defende  que, além dos benefícios imediatos, Santiago do Cacém deverá "usufruir de uma projeção mundial muito importante para o seu desenvolvimento", sublinhou Álvaro Beijinha. 
Santiago do Cacém é a capital das motas clássicas até domingo 

A competição conta com mais de 250 pilotos veteranos, representantes de cerca de 15 países, a pilotar motas vintage, originais dos anos 60 aos 90. Mais do que apenas uma prova, o FIM Enduro Vintage Trophy pretende reunir os participantes num ambiente de festa e promover um espaço de convívio, onde os pilotos podem reviver os velhos tempos, pilotando as motas que os têm acompanhado ao longo dos anos.
Para o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, a FIM Enduro Vintage Trophy constitui uma indiscutível mais-valia para a economia local e para a projeção internacional do concelho. “Santiago do Cacém vai passar a fazer parte da rota do Enduro. Vamos receber 250 a 300 pilotos, acompanhados das equipas técnicas e, muitos deles, das respetivas famílias. Estamos a falar de centenas de pessoas que vão ficar instaladas nos nossos hotéis, frequentar os nossos restaurantes, comprar no comércio local, visitar as nossas praias e desfrutar das nossas paisagens. Já para não falar de todos os adeptos que seguem a modalidade e que costumam acompanhar estas provas”, afirma.
O presidente da autarquia defende ainda que, além dos benefícios imediatos, Santiago do Cacém deverá usufruir de uma projeção mundial muito importante para o seu desenvolvimento: “Durante cinco dias estimamos receber cerca de mil pessoas que poderão voltar para passar férias e que vão certamente falar sobre a nossa terra aos seus amigos, divulgar fotografias e filmes nas redes sociais. Foi a pensar nestes ganhos futuros que nos empenhamos tão fortemente no apoio a esta iniciativa”. 
O mundial de motociclismo FIM Enduro Vintage Trophy é uma derivação da FIM International Six Days Enduro (ISDE), a corrida de motas mais antiga do mundo. O evento resulta de uma parceria da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), da Federação Motociclismo Portugal, do Clube Motor Sport de Vila Nova de Santo André, da Junta de freguesia de Vila Nova de Santo André e do município de Santiago do Cacém.

Comentários