Milhares viveram o regresso da Festa das Vindimas em Palmela

"Coragem, resiliência no regresso da Festa ao calendário cultural e festivo da região e do país"

A Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 7 de Setembro, uma saudação à 59.ª Festa das Vindimas, que decorreu na vila de Palmela, de 1 a 6 de Setembro. O município destaca o papel da Associação das Festas de Palmela e de todos os que "contribuíram para o regresso em pleno daquela que é uma das mais tradicionais e genuínas celebrações da cultura vitivinícola em Portugal".  Durante os seis dias, milhares de pessoas procuraram Palmela para participar nos momentos mais simbólicos, desfrutar dos espetáculos e provar os melhores produtos desta “Terra Mãe de Vinhos”, marca registada que o município apresentou publicamente na Festa. 
Festa decorreu entre 1 e 6 de Setembro em Palmela 

Depois de dois anos de fortes restrições, devido ao contexto de pandemia, Palmela voltou a viver a sua Festa das Vindimas, com todos os momentos que fazem deste certame uma das mais tradicionais e genuínas celebrações da cultura vitivinícola, em Portugal.
Entre 1 e 6 de Setembro, "milhares de pessoas procuraram Palmela para participar nos momentos mais simbólicos, desfrutar dos espetáculos de enorme qualidade - protagonizados quer por vários artistas nacionais, quer pelas coletividades e músicos locais - e provar os melhores produtos da nossa 'Terra Mãe de Vinhos', marca registada que o município apresentou publicamente na Festa, para reafirmar a identidade deste território, profundamente ligado ao trabalho na terra e ao setor do vinho. À atratividade desta edição, não foi alheia, igualmente, a oportunidade de convívio e reencontro, num brinde ao final do verão", escreve a autarquia. 
A pandemia prejudicou, gravemente, a atividade do movimento associativo e a economia, pelo que colocar de pé um certame com as características da Festa das Vindimas foi "uma tarefa árdua e desafiante", sublinha ainda a autarquia. 
 A Câmara de Palmela é parceira de primeira linha deste certame, com apoio financeiro mas, também, logístico, técnico e de comunicação, e conhece "bem as dificuldades colocadas à produção de eventos, num contexto de retração da economia e aumento exponencial e generalizado de custos", realça o município que apoiou a Festa em cerca de 75 mil euros.  
Apesar de todas as dificuldades, a Associação das Festas de Palmela "aceitou o desafio de desenhar e concretizar um programa rico e diversificado, que aliou, uma vez mais, tradição e modernidade e que honrou o longo legado da Festa das Vindimas", destaca a Câmara. 
Para a autarquia, "o certame contribuiu, claramente, para a promoção dos nossos produtos endógenos e de produtores e empresas locais e acrescentou notoriedade e interesse a Palmela, enquanto destino turístico e enoturístico. Além dos órgãos sociais, equipas de pessoas voluntárias e entusiastas da Festa colaboraram, com elevado empenho, neste objetivo comum e sublinharam a importância desta celebração para a autoestima da população de Palmela". 
Para o sucesso desta edição, muito contribuiu, também, a ação concertada dos Bombeiros, da GNR, da Proteção Civil e das equipas de trabalhadores municipais e da Junta de Freguesia de Palmela que, ao longo de meses, se empenharam na "construção da Festa das Vindimas 2022 e na sua realização, com todo o brilho, qualidade e segurança". 
Assim, a Câmara de Palmela saúda a 59.ª Festa das Vindimas e a Associação das Festas de Palmela, pela "coragem, resiliência e capacidade de fazer acontecer, bem como a população e todas as pessoas que vestiram a camisola e contribuíram, com o seu trabalho e dedicação, para o regresso em pleno das Vindimas ao calendário cultural e festivo da região e do país", conclui o documento aprovado pelos eleitos da CDU, PS, Movimento de Cidadãos pelo Concelho de Palmela e PSD. 


Comentários