Milhares de pessoas vieram à Feira Quinhentista no Montijo

Homenagem aos que ao longo de séculos construíram e desenvolveram o Montijo

Um ‘mar de gente’ invadiu a cidade para participar, de 9 a 11 de Setembro, na VII edição da Feira Quinhentista de Aldeia Galega-Montijo, que assinala as comemorações sobre a data de atribuição do foral novo a Aldeia Galega, no âmbito da reforma dos forais promovida por D. Manuel I. A azáfama voltou ao centro histórico com os espetáculos de fogo, os mercados, as tabernas, os artesãos, grupos de animação de rua, falcoaria, entre outros, que trouxeram muita animação e alegria a todas as pessoas visitaram a cidade nestes últimos dias.
Montijo regressou à época medieval no fim de semana 

Na inauguração o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta enalteceu o trabalho realizado pela Aliusvetus – Associação Cultural História e Património e a participação dos Grupos que participaram no programa da festividade, onde se integram Associações montijenses como a Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro e a Orquestra de Repercussão Batucando. 
O autarca agradeceu, também, à União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, aos funcionários da autarquia e a outras entidades que colaboraram no evento.
Com a Feira quinhentista celebra-se “o foral de 1514, mas sobretudo, homegeia-se, todos aqueles que ao longo de séculos construíram e desenvolveram o Montijo” afirmou o presidente, desejando que os dias de festividade fossem vividos com “alegria, amizade, fraternidade e solidariedade entre todos”.
Vítor Cabral responsável pela Aliusvetus agradeceu ao presidente da câmara o “honroso convite pra continuarmos a organizar esta feira onde voltamos a falar do foral que teve muito importância há cinco séculos atrás e que esteve na génese desta terra e das que estão à volta”. 
Com a VII edição da Feira Quinhentista, Montijo regressou ao passado e viveram-se dias memoráveis, houve desfiles pelas ruas, com participantes trajados à época, dança, música, torneios de cavalo, manjares medievais e animação de rua. Para o ano há mais!

Comentários