Mais de uma centena de voluntários participam no “Limpar Almada"

“Estas ações deviam ser mais regulares” dizem os voluntários 

Para celebrar o World Cleanup Day, 140 voluntários ajudaram a limpar cerca de uma dezena de locais do concelho de Almada. Vanessa, Renato e Carolina foram três dos voluntários que estiveram, no último sábado, a limpar a zona e Forte da Raposeira, na Trafaria. Para os jovens residentes no centro de Almada esta iniciativa foi muito positiva, permitindo-lhes contribuir para a limpeza de um espaço natural do concelho que ainda não conheciam. “Estas ações deviam ser mais regulares” sugeriram os jovens. Organizada pela Câmara de Almada com o apoio da Amarsul, a ação de limpeza voluntária e coletiva “Limpar Almada” teve como objetivo assinalar o World Cleanup Day, sensibilizando e envolvendo a comunidade na preservação e limpeza do espaço público.
Ação de limpeza decorreu em vários pontos do concelho 

Esta foi uma opinião partilhada pela família Morais Apolónio – Cecília, Helena, Leonor e Hugo – que passou a manhã de sábado a limpar o miradouro dos Capuchos e a zona envolvente. “Não imaginámos que houvesse tanto lixo, sobretudo garrafas de vidro. Este espaço natural é de todos e deve ser preservado” afirmaram, deixando um apelo à mudança de comportamentos: “Se cada pessoa, em vez de deitar fora recolhesse e colocasse no contentor adequado uma garrafa de plástico ou de vidro, já estava a contribuir para um espaço mais limpo e saudável”. 
A colaborar nesta ação de limpeza esteve também um grupo de sete elementos da secção de segurança da loja Auchan Almada, também responsável pela separação dos resíduos nesta superfície comercial. Motivados com o resultado obtido, afirmaram que o espaço que ajudaram a limpar – Forte da Raposeira, na Trafaria – “é bonito demais para o sujarem. As pessoas têm de ser mais responsáveis e conscientes para que este espaço, com uma vista fantástica, se mantenha limpo”.
As ações de limpeza decorreram, ao longo do dia 17 de Setembro, em vários locais do concelho: Forte e Estrada da Raposeira, Cova do Vapor (Mata dos Franceses), envolvente da Praia do Norte e da Praia da Mata, miradouro dos Capuchos, Estrada Robalo/Arriba Fóssil, Moinho de Cacilhas e Praia da Mutela.
Até ao início da tarde foram contabilizados 365 sacos de lixos recolhidos pelos 140 voluntários que aceitaram o desafio de participar na iniciativa “Limpar Almada”. Para além de muitos plásticos e garrafas de vidros, durante a ação de limpeza foram encontrados os mais diversos objetos abandonados como peças de automóveis, pneus, paletes, pilhas, móveis, entulho de obras, redes de pesca, eletrodomésticos, roupa e calçado, ou até mesmo bidões de óleo e um barco.

Comentários