Carapau é rei em evento gastronómico em Setúbal

Meia centena de restaurantes apresenta o melhor carapau do país à mesa entre 2 e 11 de Setembro 

A Semana do Carapau, inserida na estratégia de promoção gastronómica e turística desenvolvida pela Câmara de Setúbal, está de regresso para uma nova edição, entre 2 e 11 de Setembro, em meia centena de restaurantes. Durante dez dias, o evento gastronómico dá a provar receitas tradicionais, como carapaus alimados ou assados no carvão, e outras inovadoras, como uma sopa de carapau com croutons e alecrins. Em Setúbal, “o carapau é rei”. Para o comprovar, vem aí festival. A tal ponto que, embora seja a Semana do Carapau, até dura 10 dias em meia centena de restaurantes e não só. 
O melhor carapau do país para provar em 50 restaurantes

Setúbal já está de água na boca: vem aí a Semana do Carapau, que junta não só pratos de carapau por todo o lado como visitas guiadas e um passeio temático bem batizado “De Pelim a Charro-do-alto, Carapau Sempre!”
É uma anunciada “semana”, mas, para este “peixe teleósteo, comestível, da família dos Carangídeos” (como o define o dicionário), será que sete dias chegam para este “rei” em Setúbal? Talvez não e, por isso a autarquia alargou a "semana" a 10 dias que é melhor: 
De 2 a 11 de Setembro na cidade que usa com orgulho os seus erres e que facilmente passa o carapau a um mais sonoro e chamativo “carrapau”.
Nesta nova edição, participam cerca de meia centena de restaurantes e redobram-se as propostas e formas de apresentar o carapau, das mais clássicas a algumas com um toque criativo. Dos carapaus alimados ou assados no carvão, a uma sopa de carapau com croutons e alecrins, é ao gosto do freguês.
Para esmoer tanto carapau, há outra sugestão: no dia 10, decorre o passeio interpretativo, com início às 10 horas que​ “dá a conhecer a espécie de peixe Trachurus trachurus, à qual vulgarmente se dá os nomes de carapau, pelim ou charro-do-alto, bem como o seu percurso desde o desembarque em terra até à banca dos mercados”, explica a autarquia, organizadora do festival em parceria com a Docapesca. 
Para informações e reservas do passeio, há formulário online.
A encerrar a Semana do Carapau 2022, um visita guiada (dia 11, às 17h30): a iniciativa chama-se “Encontros Prováveis” e leva os participantes a visitar a Mercearia Confiança de Troino, incluindo “uma degustação comentada pela chef Isabel Fonseca, na qual os pratos confecionados são acompanhados de vinhos da região” (inscrições online). Ambas as atividades são de participação gratuita, mas com inscrições até dia 6 de Setembro.
Este festival do carapau está englobado na divulgação da marca conceptual da cidade: Setúbal Terra de Peixe, que pretende divulgar “sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência”.

Onde pode saborear o carapau sadino? 
As novas maneiras de cozinhar o carapau 
A lista dos espaços dos 51 restaurantes participantes inclui 490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, Adega dos Garrafões, Água Salgada, Alface Filha, Bombordo, Cais 56, Calha Bem, Casa de Pasto Orlando, Casa Lagarto, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa d’Ouro, Estrela do Sado, Ferribote, Flórida, Ivomar, Mar Azul, Nova Taberna o Pescador, Novo 10, Novo Capote, O Alface, O Anzol, O Batareo, O Convés e O Jacques.
O Nau, O Pescador II, O Petisco, O Praxedes, O Quintal, O Ramila, O Saveiro, O Tavira, Oficina do Peixe, Parreirinha do Sado, Pátio dos Golfinhos, Peixe no Largo, Rebarca, Restaurante O Novo Lídia, Restaurante O Migas, Restaurante O Sonho, Restaurante O Velho Lídia, Restinguinha, Solar do Marquês, Tasca da Fatinha, Tasca do Toninho, Tasca do Chico da Cana, Tasca Kefish, Terraço do Mercado e Verde e Branco completam o rol de estabelecimentos aderentes.

Comentários