Bicicletas passeiam elegância feminina em Azeitão

Três centenas de mulheres vestidas de forma elegante mostram beleza em duas rodas 

Perto de 300 mulheres vestidas de forma elegante participaram no Azeitão Fancy Women Bike Ride, um passeio de bicicleta anual que decorre desde 2013 simultaneamente em várias cidades a nível mundial. O passeio foi organizado pelo Azeitão FWBR – Grupo de mulheres voluntárias, com o apoio da Junta de Freguesia de Azeitão, cuja presidente, Sónia Paulo, sublinhou o facto de aquela vila do concelho de Setúbal ter sido um dos três locais em que o evento decorreu este ano em Portugal, juntamente com Lisboa e Porto. As 'ciclistas' vieram de Azeitão, Setúbal, Palmela e Sesimbra, mas registou-se a presença de várias mulheres de outras zonas da Área Metropolitana de Lisboa, como Caneças e Loures, e de outras regiões do país, havendo até o caso de uma residente na Suíça que marcou férias para poder estar presente.
Passeio reuniu mais de 300 mulheres 

Perto de três centenas de mulheres vestidas de forma elegante, com bicicletas decoradas com flores, balões e outro tipo de ornamentos, concentraram-se depois do almoço no rossio de Vila Nogueira de Azeitão e, após um percurso de cerca de 3,8 quilómetros, concluíram o passeio de cerca de uma hora no Parque da Bacalhôa I, local onde teve lugar um convívio à chegada.
“Foi a primeira vez em Azeitão. Este ano, a iniciativa, em Portugal, decorreu na capital, Lisboa, no Porto e em Azeitão. A adesão foi magnífica, com a participação de entre 250 a 300 pessoas, e Azeitão vai repeti-la. Esta iniciativa vai ficar marcada no nosso calendário”, congratulou-se a autarca.
Sónia Paulo manifestou satisfação por as mulheres elegantes em bicicleta terem estado em Azeitão e destacou o facto de o evento ter merecido o apoio técnico de várias empresas, incluindo no que diz respeito às bicicletas elétricas.
A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão considerou que o Azeitão Fancy Women Bike Ride representou um momento de “dinamismo da prática desportiva” que permitiu repensar “a mobilidade urbana no fim de semana”, embora também tenha apontado o desejo de que possa ter contribuído igualmente para “uma reflexão sobre a mobilidade laboral”.
O evento integrou a programação da 21.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade no município de Setúbal, a qual decorre entre 16 e 22 de Setembro e tem como tema central “Melhores Ligações”, que apela ao teste de novas formas de mobilidade limpa, à realização de um balanço dos desafios atuais da mobilidade e ao avanço rumo a uma mobilidade mais sustentável para a Europa.
A organização do Azeitão Fancy Women Bike Ride, a cargo de um grupo de cinco voluntárias independentes, anunciava o evento como sendo promovido “por mulheres e para mulheres”, referindo que não se tratava de um festival ou de uma manifestação, mas de uma forma de celebrar a bicicleta no feminino.

Participação chegou até da Suíça
A beleza passeou em duas rodas 
Ana Paiva, uma das organizadoras, adiantou que 90 por cento das participantes eram provenientes de Azeitão, Setúbal, Palmela e Sesimbra, mas registou-se a presença de várias mulheres de outras zonas da Área Metropolitana de Lisboa, como Caneças e Loures, e de outras regiões do país, havendo até o caso de uma residente na Suíça que marcou férias para poder estar presente.
As conversas no convívio à chegada versaram essencialmente sobre o passeio, com Ana Paiva a admitir que as participantes manifestaram o desejo de que o percurso fosse maior e que o evento fosse organização com maior frequência.
Embora tenham sido responsáveis por este evento na qualidade de independentes, as cinco voluntárias são todas membros do movimento Azeitão Eco-Consciente, que visa fomentar a mobilidade suave e organiza nas tardes das sextas-feiras atividades com o grupo “Desenferrujar Ciclistas”, além de lutar pela promoção dos direitos humanos, que também se traduzem em “pôr as mulheres no espaço público”.
O Fancy Women Bike Ride é um passeio de mulheres elegantes em bicicleta que desde 2013 se realiza uma vez por ano, simultaneamente em várias cidades a nível mundial, tendo em 2021 sido organizado em mais de 150 cidades de 30 países.
Num evento em que cada mulher ciclista era responsável pela sua própria segurança e dos menores à sua guarda, bem como pela sua bicicleta, a participação foi gratuita e a organização facultava às participantes a possibilidade de terem um velocípede emprestado ou alugado para participarem.

Comentários