Moita prepara festa de 10 dias em honra da sua padroeira

10 dias de festa em nome da fé, do rio e da tauromaquia entre 9 e 18 de Setembro 

Já cheira a festa na vila da Moita. As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem já foram apresentadas e prometem muitas novidades. A festa é entre 9 e 18 de Setembro, mas na vila ribeirinha do Tejo já há muito se prepara para o maior evento do ano. Foi com arraial animado, uma largada de toiros e boa música que decorreu a apresentação da rainha das festas do Sul, como as gentes da Moita gostam de chamar. Até dia 18 de Setembro há animação garantida com um programa preenchido com as habituais Largadas de Toiros, a Tarde do Fogareiro, a Noite do Fragateiro, a Procissão em Honra da Padroeira, a Feira Comercial e Industrial, a Feira Taurina, a eleição da miss Moita, os espetáculos musicais – onde se destaca os concertos de Emanuel (dia 10), Fingertips (dia 11), José Cid (dia 12), Sons do Minho (dia 13), Maninho (dia 14), Ana Bacalhau convida Tatanka (dia 15), Irmãos Verdades (dia 16), Áurea (dia 17) e Calema (dia 18) - e muito mais para ver, ouvir e divertir-se. A Festa mantêm os dez dias de celebração, de "motor para o comércio local" e a “qualidade de sempre”. 
Festas "aquecem" para 10 dias em Setembro 

Os dias em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem são dos mais aguardados durante o ano no concelho da Moita. Todos os anos, no coração do Tejo, poucos antes do final do verão, tem lugar a maior montra das atividades económicas, culturais e turísticas locais.
Este evento, que marca ainda o reencontro e o convívio entre os moitense, há muito muito que ultrapassou os limites daquela vila e das suas freguesias. Hoje é, diz quem organiza, a Rainha das Festas do Sul. Por lá, por esses dias, irão passar muitos milhares de pessoas, vindas de todo o país.
A aficcion, o rio, a religião e os muitos espetáculos musicais são as principais vertentes destas festividades, as maiores do município da Moita e também “as que maiores projeção têm a sul do Tejo”, no entender da organização.
Durante a cerimónia de apresentação, o presidente da autarquia, Carlos Albino referiu que “as festas populares desempenham um papel muito importante na preservação das tradições culturais de um povo porque promovem e mantêm vivas as nossas raízes, a nossa identidade, a nossa história”. 
O autarca fez um agradecimento especial “a todos os homens e mulheres” que organizam as festas de todo o concelho e que “voluntariamente se prontificam a dar o seu tempo em prol da comunidade”.
À apresentação do programa seguiu-se um concerto com os Expresso Transatlântico, perante um Praça da República repleta de gente e mais tarde teve lugar uma largada de toiros.
A edição deste ano das Festas da Moita vai contar com quatro palcos todos eles distintos. Pelo palco da Marginal irão passar os nomes mais sonantes, enquanto que no Palco da Praça da República vão ter lugar os mais variados espetáculos desde bandas de tributo a bandas filarmónicas, passando por grupos de sevilhanas, danças de salão e folclore. O Palco do Largo Conde Ferreira vai acolher bailes populares e o Palco do Cais vai ter muita animação a cargo de vários DJ’s.
A imponente procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem vai decorrer, como habitualmente, no primeiro domingo das Festas e a já famosa Tarde do Fogareiro acontece na sexta-feira, dia 16.
A tradicional regata com barcos típicos do Tejo, a Feira Taurina, ou a Feira Comercial e Industrial, no Pavilhão de Exposições, são outros dos pontos altos destas grandes festas.
Consulte o programa completo aqui: FestasMoita2022-Programa

Comentários