Festas da Atalaia começam esta sexta-feira

Romaria a nossa Senhora leva cinco círios e milhares de seguidores à Atalaia

De 26 a 29 de Agosto, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia voltam a marcar a agenda cultural no concelho do Montijo. Festividade de raízes profundas e de tradições seculares, durante quatro dias, os diversos círios e as centenas de romeiros regressam para prestar devoção à Nossa Senhora da Atalaia, depois de dois anos de ausência devido à pandemia da covid 19. O momento maior das festas é, como sempre, a procissão em honra de Nossa Senhora da Atalaia que terá lugar no domingo (28 de Agosto), pelas 18h30, que reúne os peregrinos dos cinco círios, de três concelhos: Palmela, Sesimbra e Montijo. Para além dos momentos religiosos, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia prometem, como sempre, muita animação com concertos, bailaricos, largadas, a feira e outros eventos. Belito Campos e Jorge Guerreiro são os destaques musicais deste ano.
Depois de dois anos sem festa, o regresso está marcado para sexta-feira

As tradicionais festas em honra de Nossa Senhora da Atalaia começam esta sexta-feira e prolongam-se até à última segunda-feira de Agosto, com um programa bastante diversificado e “muita variedade”, como ranchos folclóricos e música popular, esperam atrair “multidões”, sendo o ponto alto a procissão, no domingo. “A população vive muito a festa, que se realiza na capela, com mais de quinhentos anos” e que leva à Atalaia círios da Carregueira e Olhos de Água [Pinhal Novo], tal como os círios da Quinta do Anjo, (Palmela), Azóia (Sesimbra) e Novo (Jardia, Montijo). Todos eles com animação cultural e muitas tradições e "promessas" distintas. Uns chegam à quinta-feira e outros à sexta, altura em que cada círio dá três voltas ao Cruzeiro-Mor, subindo a escadaria até ao santuário e acompanhados pela imagem de Nossa Senhora da Atalaia com desfile das bandeiras que os identificam.
Uma das festividades mais antigas do concelho do Montijo regressa este fim de semana. De 26 a 29 de Agosto, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, ou Festa Grande como é conhecida, trazem as tradições dos círios, dos bailes populares, dos arraiais e muita animação. 
As Festas da Atalaia têm abertura oficial marcada para sexta-feira, às 19 horas. À noite, o cantor Belito Campos estará em palco às 23h20.
No sábado, dia 27 de Agosto, destaque para abertura da I Mostra de Vinhos, Mel e Azeite, às 17 horas, no Museu Agrícola. 
Durante o período das festas, a mostra, pode ser visitada em horário alargado até às 23 horas. A entrada é livre. Atuações individuais dos grupos de percussão no Palco das Festas. A noite é de Marchas, a partir das 20h15, no palco principal e às 23h30 atuam os Ranchos Folclóricos, no palco principal.
Como habitualmente, o ponto alto das festas é a procissão em honra de Nossa Senhora da Atalaia, que terá lugar no domingo, dia 28 de Agosto, às 18h30.
O concerto com o artista Jorge Guerreiro finaliza as festividades, no dia 29 de Agosto, segunda-feira, às 22h30, no palco principal, seguindo-se o fogo de artifício.
A estes destaques do programa, juntam-se os diversos bailes populares, a feira e as largadas.
A Festa Grande é uma romaria que remonta a 1507, aquando da promessa feita pelos empregados da Alfândega de Lisboa, devido à peste que grassou na capital. Festividade de raízes profundas e de tradições seculares, todos os anos, os diversos círios e as centenas de romeiros regressam para prestar devoção a Nossa Senhora da Atalaia. 
Apesar da festa grande só arrancar na sexta-feira, o Círio da Quinta do Anjo fará a sua entrada, esta quinta-feira, pelas 19h30 e realizará o seu primeiro baile com André Patrão pelas 21 horas.  

Comentários