Festa cumpre tradição marítima entre Troia e Setúbal

Nossa Senhora do Rosário de Troia de 10 a 15 de Agosto para recuperar a tradição 

As Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia terminam com o momento mais esperado do programa, com a realização do círio fluvial, a 15 de Agosto, em que participam dezenas de embarcações engalanadas entre a Caldeira e Setúbal. As tradicionais festas da comunidade piscatória, que decorrem entre 10 e 15 de Agosto, com organização da Comissão de Festas de Nossa Senhora de Troia e o apoio da Câmara de Setúbal, retomam o programa habitual depois de dois anos de condicionamentos devido à pandemia. Trata-se de uma festa de gente do mar, as primeiras alusões remontam a 1758. No entanto, só nos últimos anos do séc. XIX surge uma clara referência da festa como de pescadores, vocação que ainda hoje se mantém. 
Festas  começam esta quarta-feira 

Os três primeiros dias das festividades são preenchidos com a realização do tríduo em honra da padroeira, sempre a partir das 21h30, na Igreja de São Sebastião, em Setúbal.
No dia 13 de Agosto, sábado, às oito da manhã é dada a alvorada em Setúbal e, às 15 horas, realiza-se uma missa por alma dos marítimos falecidos na Igreja de São Sebastião, local de onde, às 15h50, sai a procissão para Troia, acompanhada pela banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e pela Banda Musical Charranga, de Sarilhos Grandes.
Já com os festejos concentrados na zona da Caldeira, em Troia, o quarto dia do programa fica completo com uma procissão de velas pela praia, às 21h30, e um baile com o grupo Contraponto, às 22 horas. 
A 14, às oito horas, é dada a alvorada em Troia e durante a manhã, com início às 10h30, realiza-se uma missa, seguida de procissão pela praia, acompanhada pela Banda Musical Charranga.
Às 16 horas, têm início os divertimentos na praia e uma hora depois começa o concurso de barcos engalanados.
O programa noturno conta com um baile animado pelo cantor João Carlos, a partir das às 22 horas, e com fogo de artifício à meia-noite.
O feriado de 15 de Agosto começa com uma missa pelos marítimos falecidos e suas famílias, às 10 da manhã seguida de divertimentos na praia, a partir das 11 horas, e da distribuição dos prémios do concurso de barcos engalanados, marcada para as 11h30. 
O círio fluvial, que transporta de volta para Setúbal a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia, parte da Caldeira às 17h45.
A festa une as duas margens do rio Sado. Setúbal, de onde é originária a comunidade piscatória que promove a festa, e Troia (concelho de Grândola), onde se encontra a capelinha que acolhe a imagem da Senhora do Rosário de Troia durante o período das festividades.
É na Caldeira de Troia, bem junto aos areais que bordejam o Sado, que os festeiros se instalam, ali acampando durante as festas, como é de tradição.

Comentários