Festanima começou em Setúbal ao ritmo da tradição

10 dias de animação num local com vista privilegiada para o rio Sado e a cidade

A importância da parceria entre Câmara de Setúbal, Junta de Freguesia de São Sebastião e todos os parceiros envolvidos na organização da Festanima foi destacada no dia 15 de julho pela vice-presidente do município, Carla Guerreiro, na abertura oficial do evento, nas Escarpas de São Nicolau, em Setúbal, até 24 de Julho. O recinto tem dois palcos: o principal, onde vão decorrer as atuações de bandas e artistas e o arraial, reservado para as atuações das marchas de alguns grupos setubalenses, tunas e bandas filarmónicas. A Festanima proporciona 10 dias de animação num local com vista privilegiada para o rio Sado e a cidade, em que a gastronomia assume particular destaque com a participação do movimento associativo, representado em 10 tasquinhas onde é possível degustar vários petiscos, entre as habituais carnes grelhadas no carvão e servidas no pão e um leque variado de sabores do mar.
Diversão volta ao estado normal às Escarpas de São Nicolau

“É preciso que todos em conjunto se unam e programem uma iniciativa destas para um objetivo em concreto que é dar força às coletividades, assegurar a sua subsistência e apoiar o movimento associativo. Sem a união entre todas as entidades envolvidas, não estaríamos aqui desta maneira fraterna a celebrar neste lugar maravilhoso”, afirmou a autarca na cerimónia oficial de abertura da 18.ª edição da Festanima. 
Música, gastronomia, exposições, mostra de atividades desenvolvidas pelo movimento associativo, divertimentos e um espetáculo de fogo de artifício no último dia, são atrativos do certame, organizado pela Junta de Freguesia de São Sebastião com o apoio da Câmara de Setúbal.
A cerimónia de abertura começou com a tradicional receção aos convidados com Moscatel de Honra na sede do Núcleo os Amigos do Bairro Santos Nicolau e o cortejo, composto por elementos dos executivos municipal e da freguesia de São Sebastião, seguiu depois, acompanhado pela Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense pelas ruas do bairro Santos Nicolau até ao recinto da Festanima.
Após um interregno de dois anos motivado pela pandemia de covid-19, o evento regressa “com condições melhoradas” e para “continuar a proporcionar espetáculos de qualidade e de diversão”, sublinha Carla Guerreiro.
Entre as melhorias realizadas, o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, destaca o novo palco Arraial, localizado na entrada do recinto junto do Jardim Multissensorial das Energias, bem como “alterações à localização dos comerciantes e um parque maior de diversões, entre outras”.
O autarca acredita que as novidades, que também contemplam uma nova localização do palco Principal que fica agora na segunda entrada do recinto, no extremo oposto ao Palco Arraial, “dão muito mais conforto a esta festa”.
Nuno Costa confessa “uma satisfação muito grande” por dar início evento que “traz muita gente a esta zona da cidade” e que é “uma festa do movimento associativo e para o movimento associativo, uma festa da solidariedade e da partilha que só se faz com o movimento associativo”.

Muita música e animação no programa 
Casa cheia no primeiro dia de festa 
A edição deste ano apresenta como novidade dois palcos de espetáculos, o principal, com concertos e bailes a partir das 22 horas, e o arraial, com espetáculos diários sempre às 20 horas.
Esta segunda-feira, dia 18, a marcha do Núcleo do Bairro Santos Nicolau desfila no palco Arraial e o grupo Cantares do Sado anima o recinto no palco Principal.
No dia seguinte, 19, é a vez da apresentação da marcha do Grupo Desportivo Independente. No palco Principal, a animação musical está a cargo de Rosinha, numa noite que termina com baile com Hélder Cardoso e Reinaldo.
A 20, o palco Arraial acolhe uma atuação de dança pelo Noisy Crew e uma demonstração de artes marciais pelo Clube Taekwondo Du Bocage. Já no palco Principal há atuações de Íris Cruz, às 22 horas, e de Lara de Assys e Pedro Ferro, a partir das 23h15.
No dia 21, a Batucando Orquestra de Percussão anima o palco Arraial e Jorge Nice proporciona momentos de boa disposição no palco Principal.
A 22, o cabeça de cartaz é Toy, numa noite que termina com baile animado por João Carlos. Antes, às 20h00, a marcha do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” desfila no palco Arraial.
A noite de sábado, 23, é dedicada à juventude com atuações de Tiny Glant, Klave, Kontraditório, Diário Pi e Bleu, no palco Principal. Antes, há espetáculo com os Sempert’unos no palco Arraial.
O encerramento da Festanima começa com a atuação do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, no palco Arraial, e termina com o espetáculo “Um Zeca Diferente”, que presta homenagem a Zeca Afonso. À meia noite há um espetáculo de fogo de artifício.

Comentários