Escola Secundária da Moita premiada no projeto 'Muros com Vida'

 O mural foi pintado no terceiro período pelos alunos de Artes

A Escola Secundária da Moita foi uma das seis escolas do país premiadas no projeto “Muros com Vida”, do Programa Eco-Escolas. A iniciativa contou com 519 escolas inscritas e foram 345 os trabalhos submetidos, de mais de 100 municípios do país. O mural foi pintado no terceiro período pelos alunos de Artes da turma 12B1, com o acompanhamento da respetiva docente, a professora Paula Martins, tendo sido o culminar de várias etapas: desenho de campo individual na saída, seguida de diversas propostas em diferentes suportes, trabalhando várias técnicas de desenho e pintura, ampliação à escala de cada elemento, primeiro em papel, e após recorte, desenho do contorno e pintura na parede. 
Vida selvagem em destaque nos Muros com Vida 

O mural da Escola Secundária da Moita valoriza o património natural do concelho da Moita e foi pintado no terceiro período pelos alunos de Artes da turma 12B1, com o acompanhamento da professora Paula Martins e da coordenadora, a professora Dina Dias, tendo sido o culminar de várias etapas, que começaram no primeiro período, por parte do 12.º A1 (Ciências), com planificação, pesquisa bibliográfica, reuniões de articulação com professores e alunos do 5.º C, 8.º A (da D. Pedro II) e 12.ºB1 (Artes).
Para concretizar o mural os alunos destas turmas fizeram, ainda, uma saída de campo à zona ribeirinha da Moita, Sítio das Marinhas e Praia Fluvial do Rosário, onde decorreu observação de avifauna do estuário e workshop de plantas do sapal, com acompanhamento científico e logístico da Câmara Municipal da Moita e Simarsul. 
"O mural representa, de forma simbólica, a Biodiversidade do Estuário do Tejo, com a presença das espécies mais emblemáticas para a população em geral do concelho: os Flamingos, cardumes de Sargo-legítimo, o Charroco e a Salicórnia", explica a escola secundária da Moita. 
"Todos os elementos estão bem visíveis dada a genialidade na escolha das cores e ao semi-realismo muito bem pincelado", sublinha ainda a escola. 

Comentários