Festas de São João Baptista a partir desta segunda-feira em Alcochete

Fogueiras, arraiais, bailes populares e a procissão estão de volta à vila 

Até 26 de Junho, Alcochete exalta o santo padroeiro da vila com a realização de mais uma edição das tradicionais Festas de São João Baptista, organizadas pela Paróquia de São João Baptista. Parte integrante da identidade e tradições locais, estas festividades são testemunho da fé sentida pelos populares no Santo Padroeiro da Vila e são fonte promotora do património material e imaterial junto dos visitantes. A festa arranca com rituais religiosos nesta segunda-feira. Em honra do patrono, realizam-se manifestações religiosas, vão haver fogueiras, arraiais, bailes populares e várias outras atividades num programa cheio de alegria.  
Tradição volta a Alcochete dois anos depois 

“A câmara municipal, ao longo dos anos, tem-se associado à Fábrica da Igreja Paroquial de Alcochete no sentido de ajudar a promover e a divulgar as Festas de São João Baptista, que fazem parte do nosso roteiro turístico e por isso estamos a preparar um conjunto de eventos que vão ter o seu início no dia 23 de Junho, na véspera do dia de São João e que se irão prolongar até domingo, dia 26”, salientou o presidente da câmara municipal, Fernando Pinto. 
Como manda a tradição, na véspera do dia de São João Baptista, 23 de Junho, os festejos têm início às 22h30, com a bênção da fogueira, seguindo-se a missa vigília, na Igreja Matriz e confraternização popular no Largo de São João. No dia 24, feriado municipal, haverá missa às 18 horas e a procissão pelas ruas da Vila em honra do santo padroeiro de Alcochete
Outra marca do São João em Alcochete são os bailes populares, dia 24, às 22 horas, no Coreto, com Carla Teixeira. No mesmo local e à mesma hora, no dia seguinte o baile está por conta do conjunto Extravagância.
As Festas de São João Baptista são organizadas pela Câmara Municipal e pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Baptista de Alcochete, com a colaboração da Junta de Freguesia de Alcochete e da Casa da Malta.
O autarca lembrou que dia 24 de Junho é feriado municipal e que se irão realizar um conjunto de iniciativas religiosas, mas também pagãs.
"Fomentar o artesanato, a doçaria e o comércio tradicional, promover as potencialidades turísticas do concelho e realizar uma feira mais organizada e estruturada", são os objetivos da iniciativa camarária.
Por toda a vila ouve-se o estalar das canas e é comum a queima do tradicional alho-porro e de algumas ervas aromáticas, como alecrim e rosmaninho. Entre os mais novos e mais afortunados há quem goste de saltar por cima da fogueira, e outros que preferem participar nos bailes populares.
No dia 24 de Junho, Dia de São João, a Procissão em Honra do Santo Padroeiro é um dos momentos altos das festividades, marcado também pela bênção dos barcos.

Comentários