Sesimbra lançou a Tamarina, um doce tradicional local

Autarquia recria doce criado no final da década de 30 por Angeolila Zegre, proprietária da pastelaria Tá Mar

No Dia Mundial da Pastelaria, foi lançada a marca Tamarina de Sesimbra - Especialidade Tradicional Local, com o objetivo de valorizar este produto local. No âmbito desta iniciativa, profissionais de pastelaria e restauração do concelho aprenderam a fazer a receita original num workshop que decorreu nesta data na cozinha da Escola Profissional Agostinho Roseta. "O formato em triângulo e a cobertura de coco são caraterísticas essenciais numa tamarina, doce criado no final da década de 30, do século XX, por Angeolila Zegre, proprietária da pastelaria Tá Mar, na Rua Cândido dos Reis, em Sesimbra", refere a câmara de Sesimbra. 
Sesimbra recupera doce dos anos 30 do século passado 

Trata-se de um "pão de ló fofo, com um creme enriquecido com gemas e com cobertura de coco", como explica Dulce Bronze, neta da criadora da receita, para quem todo este processo é muito importante para preservação da história e da receita original.
"Este registo de marca dá alguma força para fazermos todo um trabalho de marketing e de promoção a nível nacional e fora de portas", salienta Maria Manuel Gomes, presidente da Junta de Freguesia do Castelo.
O vereador José Polido explica que "temos vindo a fazer um trabalho idêntico sobre a Maçã Camoesa, Uva Santa Isabel, a Pêra de Inverno ou a Farinha Torrada" e acrescenta ser "gratificante voltar à nossas origens e penso que será um sucesso no futuro". 
À semelhança do que foi feito com a Farinha Torrada, o Pão Caseiro Cozido em Forno a Lenha e a Maçã Camoesa ou Férrea Azoia, a Câmara Municipal dinamizou o processo de promoção e valorização da Tamarina de Sesimbra – Especialidade Tradicional Local, que inclui o registo da marca, levantamento dos produtores e vendedores e criação de um logotipo.



Comentários