'Pinhal Novo em Festa' de 3 a 12 Junho no Largo José Maria dos Santos

Ruth Marlene, FF com banda da SFUA, Arte do Acaso, ATA e uma grande noite PopularFM marcam programa 

Após dois anos de suspensão, devido à pandemia de covid-19, Associação das Festas Populares de Pinhal Novo já preparava o regresso do evento que assinala a data  das principais festas da freguesia já nos primeiros dias de Junho. Pelo terceiro ano consecutivo, as festas populares do Pinhal Novo,  foram canceladas. Ainda assim, em formato reduzido, volta a sopa caramela e outros petiscos na rua da estação velha e dos pinheirinhos.  O palco principal estará junto ao coreto e apresenta um cartaz para 10 dias com muita música. Destacam-se Ruth Marlene [3 de Junho], FF com a banda da SFUA, no dia 10 de Junho e a fechar o regresso da noite da Popular FM [cuja apresentação será feita em breve]. Pelo meio há muita música de artistas e associações de Pinhal Novo. O passeio das pasteleiras, no dia de Portugal, dança e desporto também marcam presença.  Os espaços de comes e bebes, artesanato, feira franca e divertimentos também regressam ao coração da vila. E os Baila Ca Carroça também estão de regresso. 
Um cartaz virado para os artistas da nossa terra 

Porque não voltam as festas à normalidade, perguntam todos os pinhalnovenses.  Em Janeiro e Fevereiro, quando para um evento desta dimensão, já tudo tem estar contratado e fechado, ainda se mantinha "o regime de proibição de realização de Festas Populares", disse na altura o presidente da Associação das Festas Populares de Pinhal Novo, em nota enviada à ADN-Agência de Notícias. 
Assim sendo,  a "imprevisibilidade e incerteza", foram dois dos principais obstáculos, pelo que, a organização deste evento de cariz popular, deparou-se à partida com as adversidades relativas à impossibilidade de uma estratégia atempada para organizar logisticamente um evento desta envergadura, que requer meses e meses de preparação, pois a calendarização e agendamento tinham já de estar planeados no inicio do ano", sublinhou Herlander Vinagre. 
Indefinição do que se pode - ou não se pode – fazer, complicou,  conta ainda o dirigente, "a organização atempada daquele que é o maior evento da freguesia". 
"Tornou-se assim necessário recorrer a um Plano B, que passa por realizarmos durante 10 dias (de 3 a 12 de Junho, um evento cultural semelhante ao do ano passado, com espetáculos todas as noites no palco do coreto", explica a organização. 
Assim pelo palco do coreto passam Ruth Marlene (3 de Junho). Pink Floyd Club Band, a 4 de Junho. Um dia depois sobem ao palco a Orquestra Nova de Guitarras. Dia 6 de Junho, uma banda da casa, os Arte do Acaso. A 7 de Junho há noite de fados e 8 de Junho a noite é de teatro, dança, alegria e muita festa pelos atores da Ação Teatral Artimanha. Com eles chegam os Baila Cá Carroça que neste ano voltam a dar "vida e alegria" às pessoas.  
A 9 há Treeparty no coreto no dia de Portugal, a 10 de Junho, o artista FF junta-se à banda da Sociedade Filarmónica União Agrícola de Pinhal Novo [SFUA] naquele que promete ser o espetáculo principal do Pinhal Novo em Festa. 
A 11 é a vez da Escola de Rock GT de fazer a festa. Na mesma noite há ainda Soulwave e o dj Hardrich. O Pinhal Novo em Festa encerra com uma grande noite da PopularFM, com muita música em português, muita dança, surpresas e a alegria de sempre. O programa completo desta noite será divulgado em breve. 

Algumas tradições começam a voltar 
Passeio das Pasteleiras realiza-se a 10 de Junho de manhã 
Danças, o típico passeio das pasteleiras pelas ruas da vila e muito desporto também se espalham pelos dias do certame. Os espaços de comes e bebes [com sopa caramela], artesanato, feira franca e divertimentos também regressam ao coração da vila. O evento realiza-se no Largo José Maria dos Santos e nas ruas envolventes.  
Este ano ainda não poderemos festejar as Festas Populares de Pinhal Novo nos moldes habituais, mas, com a colaboração de todos e de cada um fazendo a sua parte, o mês de Junho de 2022 "será seguramente diferente com a realização de eventos que irão assinalar as nossas Festas", conta Herlander Vinagre. 
"Esperamos por si no #Pinhalnovoemfesta
, em nome da nossa história e, sobretudo, em nome das nossas tradições", conclui o comunicado da Associação das Festas Populares de Pinhal Novo. 
Lembre-se que estas são das primeiras grandes festas populares do distrito de Setúbal. As organizações estão ainda sem verbas para preparar um evento desta natureza. Junta-se a falta de apoio [para suplantar as receitas perdidas em dois anos de pandemia] e a dificuldades reais em contratar grandes nomes da música [que com a pandemia optaram por contratos diferentes] que têm impedido o regresso à atividade das festas feitas por associações locais. Apenas os grandes festivais e as festas populares geridas pelas autarquias têm mais facilidade na realização destes eventos.  
A Associação das Festas Populares de Pinhal Novo está "ciente do impacto, não apenas económico, mas também social e emocional" nas famílias e comunidades diretamente envolvidas, que provoca a não realização deste momento ímpar na vida cultural da nossa vila e da região. Mas esta é, reforça a associação, "uma dura realidade que só 'juntos' e com bom senso, conseguimos vencer porque, tal como todos, queremos voltar a valorizar e a viver aquilo que são as tradições da nossa vila, da nossa casa e do nosso chão", diz a Associação das Festas Populares de Pinhal Novo. 


Comentários

Enviar um comentário