Moita recebe a tradicional Feira de Maio até domingo

Feira está de volta com Rosinha, Grupo Ousadia, Sangre Ibérico, o Páteo da Feira e festa brava 

Quatro dias de muita animação abrem o ciclo das festas populares no concelho da Moita. Até domingo, 22 de Maio, a vila da Moita recebe a Feira Regional de Maio que terá como destaques os espetáculos musicais com Rosinha, Grupo Ousadia e Sangre Ibérico, o Páteo da Feira, com dança e animação musical diária, O regresso das tradicionais largadas de toiros na Avenida Teófilo de Braga e o Almoço da Feira. Durante o certame vai ainda decorrer, em paralelo, mais uma edição da Biofesta. A feira abriu oficialmente na quinta-feira,  pelo presidente do município, Carlos Albino, seguida de uma salva de morteiros, da atuação da Banda Filarmónica da Moita e dos One Vision, que levaram ao concelho um tributo aos Queen. Uma actuação das sevilhanas “Siempre a Bailar”, também fez parte da abertura. Este é o regresso da feira depois da paragem forçada de dois anos devido à covid-19. 
Moita está em festa até domingo, 22 de Maio 

O evento prossegue esta noite, com animação pelas ruas da charanga “As Fresquinhas”, enquanto o Páteo da Feira receberá, a partir das 21 horas, uma actuação da Academia Alma Latina, da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense, e de Los Desesperados, pela meia-noite. 
A data ficará ainda marcada pela realização da primeira largada de toiros, na Avenida Dr. Teófilo Braga, e por uma nova passagem da charanga, além de uma Noite de Fados na Praça da República, às 22 horas, com os fadistas Nélio Nunes, Paula Cruz, Alfredo Santos e Inês Pereira, que serão acompanhados por Paulo Pereira (guitarra) e Santos Moreira (viola).
No sábado, a feira arranca às oito da manhã, com uma salva de morteiros, enquanto que na principal avenida da Moita acolhe, pelas 09h30, o concurso Boi da Guia, com apresentação das respetivas Casas Agrícolas. 
Às 09h45, no mesmo local, terá lugar a entrega de prémios com a volta de honra. Durante a manhã, decorrerá ainda a segunda largada de toiros, com recolha pelos campinos e cavaleiros amadores. No largo do Mercado Municipal vai receber, pelas 10 horas, os “Sempert’unos”, constituídos pela tuna mista académica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.
A tarde será ainda preenchida com os Bardoada - Grupo do Sarrafo, na zona da Praça de Toiros, após as 15  horas, sendo que uma hora mais tarde vão atuar as sevilhanas “Garnacha”. Pelas 17 horas, terá ainda lugar a grandiosa Corrida de Toiros, na Praça Daniel do Nascimento. 
Enquanto o Páteo da Feira acolhe uma actuação das sevilhanas “Soledad”, o cantor Nélio Pinto promete fazer as delícias de todos pela meia-noite. Já a Praça da República recebe a partir das 22h30, a cantora Rosinha, que promete fazer as delícias de todos os espectadores da vila do Tejo.
No domingo, dia 22, data de encerramento da feira, terá lugar pelas 10 horas a terceira largada de toiros, com recolha a cavalo por campinos e cavaleiros amadores. Na mesma altura, o Largo Conde Ferreira volta a receber mais uma edição da Biofesta, enquanto o largo do mercado acolhe uma Aula de Zumba, numa iniciativa aberta à população. 
Na Rua 5 de Outubro vai ainda servir de palco ao almoço da feira, seguido da actuação da charanga do Rosário, com animação pelas ruas da vila, e do Festival Taurino da Juventude, na Praça de Toiros, pelas cinco da tarde. 
Zé Viola e o Grupo Ousadia prometem fazer as delícias de todos os que, a partir das 16h30, se encontrem no Páteo da Feira, sendo a noite dedicada à actuação do agrupamento Sangue Ibérico, na Praça da República, a partir das 22 horas. O encerramento da Feira de Maio acontece pela meia-noite, com fogo de artifício lançado no Cais da Moita.


Comentários