Feira Nacional do Porco esteve em destaque no Montijo

Ministra admitiu que os apoios disponíveis não são suficientes e por isso se preparam novas estratégias

Depois de um interregno forçado de dois anos provocado pela covid-19, e num contexto particularmente difícil para o setor da suinicultura provocado pelo agravamento dos custos de produção, a Feira Nacional do Porco regressou à cidade do Montijo para a sua 25ª edição. Este retorno trouxe consigo grandes novidades, como o Prémio Inovação e o cariz de solidariedade social. Mais uma vez, o setor da suinicultura portuguesa provou a sua resiliência e num dos períodos mais difíceis de sempre, a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores voltou a organizar a Feira Nacional do Porco com grande êxito. Na animação, a noite da PopularFM [no primeiro dia do evento] agarrou milhares de pessoas com cinco atuações de tirar o fôlego. Luís Gomez, Doce Geração, Miguel Moura,  Ana Duarte e Toy agigantaram-se na primeira grande festa da rádio que canta Portugal deste ano. As bailarinas residentes da rádio da música portuguesa, composto pelas passistas da Escola de Samba Unidos do Clube das Arroteias, foram outros dos momentos principais do espetáculo apresentado por Susana Roldão. 
Ministra visitou Feira e admitiu mais apoios ao setor 


O arranque do certame contou com uma visita da comitiva aos quatro pavilhões e aos cerca de 350 expositores e terminou com os discursos da Ministra da Agricultura e do Mar, Maria do Céu Antunes, do presidente da Câmara e do presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores.
David Neves referiu que “é com grande alegria que, quatro anos depois, podemos voltar ao Montijo e organizar o mais importante evento do setor da suinicultura em Portugal” destacando que “num dos períodos mais difíceis, senão o mais difícil, que o setor atravessa, esta feira, vem evidenciar a capacidade e sobretudo a resiliência e a superação de uma fileira que não desiste de si própria”.
O presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores  alertou para os problemas setor que “continua a precisar de respostas urgentes para fazer face a um dos períodos mais difíceis do seu historial”.
Por sua vez, o presidente da Câmara do Montijo destacou a importância do evento, “esta é a grande feira do setor da suinicultura fundamental para afirmar um setor importantíssimo para a agricultura nacional e concelho do Montijo” referindo que: “Com a 25ª Feira Nacional do Porco, a cidade do Montijo e Portugal voltam a afirmar a importância da fileira da suinicultura e agricultura e é fundamental saber apoiar e desenvolver plenamente nas suas várias potencialidades e valências”.
Nuno Canta realçou: “A suinicultura e a agricultura têm que ser uma prioridade no nosso desenvolvimento e progresso” e, também “ao mesmo tempo um fator de desenvolvimento do país e um setor que garanta a independência alimentar”.
No seu discurso a Ministra da Agricultura e do Mar admitiu que os apoios disponíveis não são suficientes e por isso se preparam novas estratégias “temos autorização para começar a preparar uma medida para a utilização de 51 milhões e meio de euros, de fundos do desenvolvimento rural, para podermos ter medidas mais robustas e mais transversais a todo o sector da atividade agrícola”.
Maria do Céu Antunes sublinhou que “não será suficiente para cobrir todo o prejuízo, mas queremos que seja um paliativo a juntar aos outros que estamos a colocar para fazer face a estas medidas de curto prazo”. A ministra garantiu ainda a disponibilização de “uma linha de crédito de 8 milhões e meio com garantia, mas também uma linha de crédito bonificado de 50 milhões para poder abranger este sector”.
O certame, que regressou depois de um interregno de dois anos, motivado pela pandemia, trouxe consigo grandes novidades, como o Prémio Inovação XXV Feira Nacional do Porco nas áreas do Ambiente, Bem-Estar Animal e Nutrição e o cariz de solidariedade social. Apesar de ser um evento predominantemente direcionado para o público profissional a feira promove também um programa lúdico, gastronomia e a exposição de animais vivos.


Comentários