Setúbal mantém restrições aos automóveis nos acessos às praias da Arrábida

Reforço do transporte público no acesso às praias a partir de Junho

A Câmara de Setúbal mantém as restrições nos acessos às praias da Arrábida na época balnear, com proibição da circulação de automóveis particulares entre a praia da Figueirinha e o Creiro, de 10 de Junho a 18 de Setembro Os novos horários anunciados pelo município, após a aprovação da proposta na sessão pública de câmara de quarta-feira, preveem também um reforço dos transportes públicos entre Setúbal e as praias da Arrábida durante o verão, com diversas carreiras de 30 em 30 minutos. A frequência de algumas carreiras deverá ser reduzida para apenas 15 minutos nos períodos entre as sete da manhã e as 9h30 e as 17 horas e as 19h30. Com o programa 'Arrábida Sem Carros e em Segurança 2022' é adotado "um conjunto de medidas de prevenção e minimização dos riscos relacionados com a atuação em situações de emergência e socorro e de melhoria das condições ambientais e de segurança das praias", reconhece a autarquia. 

Arrábida volta a não ter carros entre Junho e Setembro  

Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Setúbal, este ano, com o início das operações da Carris Metropolitana previsto para 1 de Junho, deverá haver um “reforço assinalável na oferta de autocarros em comparação com os anos anteriores”.
As carreiras entre Setúbal e as praias da Arrábida são abrangidas pelo passe Navegante e têm a garantia de desdobramentos em caso de necessidade.
De acordo com a autarquia sadina, a exemplo do que se tem verificado em anos anteriores, os residentes, comerciantes e concessionários das praias podem pedir cartões de acesso para viaturas particulares por “requerimento disponibilizado na página do município ou pelo endereço de correio eletrónico praias@mun-setubal.pt”.
O plano promove "a implementação de um serviço de transporte público eficaz e fiável nas deslocações entre a cidade e as praias, com o objetivo de promover a salvaguarda dos bens naturais e biodiversidade do Parque Natural da Arrábida, com impactes positivos no caminho para a neutralidade carbónica", disse a autarquia em comunicado. 
A estratégia de mobilidade para as praias do concelho encontra-se alinhada com os Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas, sendo que o condicionamento do acesso automóvel particular e o privilegiar dos acessos às praias por via do transporte público coletivo é, segundo o município, "uma medida importante de adaptação às alterações climáticas". 
A circulação nos troços com restrição de trânsito é autorizada a veículos de duas rodas, trotinetas, viaturas portadoras de dístico de residente, transportes públicos regulares, táxis e similares, autoridades e viaturas de emergência.

Parques de estacionamento na Figueirinha e no Creiro
Acesso às praias com mais transportes públicos 
A Câmara de Setúbal adverte que a aposta na utilização do transporte público apenas é possível com a disciplina da circulação viária em transporte individual e, em particular, do estacionamento nas bermas.
Para reforçar a necessidade de combater o estacionamento abusivo, a autarquia estabelece o incremento da sinalização rodoviária, designadamente de proibição de estacionamento, e formaliza e ordena os espaços de estacionamento para viaturas de duas rodas e rodado duplo.
No que respeita a parques de estacionamento automóvel, é disponibilizada a bolsa existente na Praia da Figueirinha, com capacidade para 240 lugares, tarifada de 1 de Junho a 30 de Setembro com um custo variável, dependendo do dia da semana e da época – baixa de 1 a 30 de Junho e de 1 a 30 de Setembro e alta de 1 de Julho a 31 de Agosto.
Já ao Parque do Creiro, gerido numa colaboração entre o município e a Associação da Baía de Setúbal, aplica-se a tarifa de ocupação diária de quatro euros, valor, igual ao do ano passado, estabelecido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Quanto ao parqueamento automóvel do Portinho da Arrábida tem regulação local com estacionamento exclusivo a residentes e operadores de atividades económicas permanentes. O parque de estacionamento da Secil encontra-se encerrado durante a presente época balnear.
Para auxiliar os veraneantes, é disponibilizada uma aplicação informática que permite ter conhecimento prévio, em tempo real, sobre o número de lugares disponíveis em cada parque, informação que constará ainda em painéis eletrónicos centralizados de gestão do estacionamento, localizados nas interseções da Gávea, do Portinho da Arrábida e da Avenida Luísa Todi.
A “Estratégia Municipal para uma Mobilidade Segura e Sustentável para todos nas zonas balneares de Setúbal – Época Balnear 2022” contempla ainda ações de "promoção dos modos suaves no acesso às praias, com a disponibilização de trotinetas e bicicletas partilhadas para Albarquel, Figueirinha e Portinho da Arrábida". 
Estará igualmente disponível uma solução de transportes alternativos de acesso às praias por Tuk-Tuk, mediante a atribuição de licenças de operação.

Comentários