Sol da Caparica de volta e com um palco eletrónico no verão

Fernando Daniel, Diogo Piçarra, Cuca Roseta e Clã são alguns nomes no cartaz que regressa entre 11 e 15 de Agosto

Depois de dois anos de pandemia, o Sol está de volta à Costa de Caparica, no concelho de Almada. O Festival de música lusófona regressa ao Parque Urbano da Costa da Caparica de 11 a 15 de Agosto de 2022. Serão cinco dias cheios de música portuguesa, brasileira e africana, mas também de muito humor com o palco comédia, muita dança e alguns desportos radicais. "Voltar neste momento é difícil. Mas somos resilientes. O português é um povo de sacrifício, lutador e penso que vai ser compensador. Não pela parte financeira, mas pela parte das pessoas. A nossa maior riqueza são as pessoas. Todos por todos", afirmou Zahir Assanali, do Grupo Chiado, promotor do festival. António Zambujo, Calema, Ana Moura, Bárbara Bandeira, Fernando Daniel, Diogo Piçarra, Cuca Roseta, Clã, Cláudia Pascoal ou Richie Campbell são alguns dos artistas confirmados para a sétima edição d’O Sol da Caparica, que este ano ganhou mais um palco e mais um dia de festival.
Festival foi apresentado esta semana em Almada 

Este ano, a sétima edição traz ainda mais novidades. Para além dos dois palcos principais, pela primeira vez vai existir um espaço reservado exclusivamente para DJs e música eletrónica. O intitulado palco eletrónico vai ter a presença de DJ Vibe, DJ Zullu, Vanco, Kura, DJEFF, DJ Vuddu, Buruntuma e Rich & Mendes.
Para maior conforto do público, será também aumentado o número de entradas e o recinto do festival. Serão igualmente alargadas as áreas de serviço público, como a área de street food. Ao contrário dos outros anos, foi acrescentado mais um dia de atividades e concertos.
As regras da Direção-Geral da Saúde são uma preocupação da organização. É aconselhado o uso de máscaras e muito álcool gel. Uma equipa médica estará presente para qualquer emergência. "Essa é a nossa maior preocupação, que as pessoas saiam bem e se divirtam acima de tudo". 
O primeiro dia do Sol da Caparica, 11 de Agosto, conta com as atuações de Calema, Clã, Fernando Daniel, Ive Greice, Jimmy P, Julinho KSD, Miguel Angelo, Tiago Bettencourt e Wet Bed Gang. 
As novidades foram partilhadas a bordo da Fragata D. Fernando II e Glória, a última nau à vela da Marinha Portuguesa, instalada em Cacilhas. "Representa o que de melhor os portugueses e os povos de língua oficial portuguesa têm em comum: sede de mundo", referiu Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada.
"Obrigada pela resiliência, pelo talento e pela generosidade", reforçou. A última edição, em 2019, trouxe 100 mil pessoas ao recinto do Festival, seguindo-se dois anos de interrupção, devido à pandemia covid-19.
Em 2022, o festival cresce de quatro para cinco dias, abarcando mais artistas, que até agosto serão divulgados na íntegra.

Calema vai atuar pela segunda vez no festival
Música volta à Caparica a meio de Agosto 
"Estes dois anos foram difíceis no meio cultural e não só. Por isso, é que também apelamos às pessoas em casa para virem porque estão a apoiar a cultura, a reabertura de tudo. E festivais como estes que enaltecem a língua portuguesa. E a cultura lusófona, dos Palop, é sempre bem-vinda e contamos com todos lá em casa", afirmou a dupla Calema, que vai atuar pela segunda vez no festival.
Para o segundo dia, 12 de Agosto, Anna Joyce, Djodje, Richie Campbell, Syro, Piruka e Deeiay Télio são os nomes confirmados.
Para 13 de Agosto, estão na agenda os concertos de Branko, Cuca Roseta, Diogo Piçarra, Ivandro, Nelson Freitas, Nuno Ribeiro, Plutónio, ProfJam, Soraia Ramos e Amigos e Zeca Sempre.
No dia 14 de Agosto passam pelo festival António Zambujo, Bispo, Cláudia Pascoal, Mafalda Veiga, Sam The Kid com Orquestra e Orelha Negra e T-REX.
Cláudia Pascoal é um dos novos nomes do cartaz. Da sua estreia, podemos esperar novas canções do segundo álbum, que a artista está a compor e alguns conteúdos audiovisuais. "Como essa é a minha área, vou fundir. Já estou a fazer algumas coisas desse género, mas nestes festivais, nestes concertos de verão vou introduzir muito mais essa minha área audiovisual", confirmou a cantora.
No último dia do festival sobem ao palco nomes como Ana Moura, Bárbara Bandeira, Maneva, Nenny e Tiago Bettencourt.
Os bilhetes estão já à venda e oscilam entre os 22 e os 115 euros nos locais habituais – Festicket, Meo Blueticket, lojas Fnac, Worten, El Corte Inglês, CTT e Agência Abep.
O Sol da Caparica é um evento da Câmara de Almada, produzido pelo Grupo Chiado.

Comentários