Nova esquadra do Barreiro está pronta em Maio, diz a autarquia

"Segurança é essencial para a qualidade de vida das pessoas"

As obras de requalificação do edifício para a instalação da 5ª esquadra da PSP, no centro do Barreiro Velho, deverão estar concluídas em Maio. A esquadra que ficará instalada no antigo Café Barreiro, [um edifício histórico da cidade, desde o século XIX], e significa um investimento de mais de um milhão de euros e terá capacidade para acolher um efetivo de 70 agentes. A garantia foi dada pela Câmara do Barreiro. A obra já teve anunciada para começar em 2018 mas mas tal não aconteceu devido a problemas financeiros de quem ia fazer a obra, o que obrigou a um novo concurso público. Para a autarquia, a nova esquadra, para além de proporcionar melhores condições de trabalho aos agentes, permitirá também "reforçar a segurança em toda a zona velha da cidade e na zona ribeirinha". A autarquia prevê agora requalificar as instalações da GNR, no concelho. 
Cidade vai ter nova esquadra este ano 

A esquadra vai receber parte do efetivo que se encontra no Lavradio e vai contar com gabinetes modernos, camaratas, celas e material informático de última geração, conta Rui Braga, vice presidente da autarquia barreirense. A obra teve um custo de 1,2 milhões de euros, paga pelo Ministério da Administração Interna e que esteve ao encargo da autarquia. Será agora devolvida ao Ministério da Administração Interna.
Rui Braga espera ainda que a inauguração da nova esquadra seja acompanhada de um reforço do efetivo da PSP para as duas esquadras, a do Lavradio e para a nova.
O autarca socialista diz ainda que a infraestrutura se "insere na estratégia de melhorar a imagem da zona histórica, que tem potencial para ser segura". Rui Braga ambiciona ainda mais: quer que o novo equipamento "sirva como catalisador para a transformação urbana". Com o intuito de atrair novos investidores, a autarquia vai "requalificar as redes de saneamento, de eletricidade e passeios públicos, numa obra de cinco milhões de euros", conta a Câmara Municipal. 
"O Barreiro velho está localizado numa zona ribeirinha de excelência, mas os prédios degradados e devolutos, abandonados pelos proprietários, estão em grande parte ocupados de forma clandestina", sublinha o autarca.
A segurança é um tema muito importante também para o presidente da autarquia. Frederico Rosa quer também avançar com o posto da GNR e já tem terrenos "identificados"  em Santo António”.
A autarquia está disposta a avançar com o mesmo processo com a GNR. Ou seja, dar mais "condições de trabalho e que vai dar melhores condições a quem lá trabalha". 
Segundo o chefe do executivo municipal, "uma esquadra nova e melhores condições de trabalho vai ser mais fácil atrair efetivos", conta. No entanto, essa obra terá de aguardar algum tempo. 
Será um investimento que, segundo o autarca, de um milhão e 300 mil euros. "Estamos dispostos a fazer isso e, aliás, já passámos essa informação, quer ao nível distrital, quer a nível nacional, quer ao nível do ministério de que estamos dispostos a investir num novo espaço", realçou Frederico Rosa. 

Comentários