Festival Queijo, Pão e Vinho garantido de 1 a 3 de Abril nas Cabanas

"Temos muito orgulho nos nossos produtos, sabores e saberes ancestrais" 

A 26.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho realiza-se de 1 a 3 de Abril, em S. Gonçalo, Cabanas, na freguesia da Quinta do Anjo.  O evento retoma, este ano, o formato habitual e a sua condição de grande montra dos produtos locais de qualidade. O evento “retoma neste ano a sua condição de grande montra dos produtos locais de qualidade”, embora esteja previsto que venha a decorrer “ainda com algumas limitações” face ao contexto pandémico, revelou a Câmara de Palmela, entidade que apoia a iniciativa da responsabilidade da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida. O certame – que na organização engloba ainda representantes dos sectores vitivinícola, panificação e doçaria – é tido como importante veículo promocional quer dos produtos tradicionais locais quer das potencialidades do território.
Queijo, Pão e Vinho sobre a mesa  no inicio de Abril 


Além dos habituais espaços de exposição e venda de produtos, gastronomia e animação, o programa do evento conta este ano, como novidade, com a mostra “Queijos de Portugal”, com representantes da maioria dos queijos DOP do país. 
Destaque, ainda, para o primeiro treino de trail “Queijo, Pão e Vinho” pela Limited Edition Team (2 de Abril); o programa equestre; as demonstrações de tosquia mecânica e manual, corrida das ovelhas (2 e 3 de Abril) e para o Showcooking Queijo de Azeitão e produtos tradicionais (2 e 3 de Abril), conduzido pelo Chef Óscar Cabral, com degustação e prova de vinhos. 
Pela primeira vez, neste certame, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Palmela e a Associação “Quintinha ABC”, vão ter uma exposição de cães, para adoção. O evento contará com 39 produtores (queijo, mel, vinho, doces e pão).
Na sua intervenção, o presidente do município de Palmela, Álvaro Amaro agradeceu aos parceiros do Festival, pela sua persistência e trabalho para a concretização de "uma das principais celebrações comunitárias do nosso concelho e que se tornou um evento de referência regional, um dos mais genuínos". 
Álvaro Amaro sublinhou os desafios com que este setor produtivo se debate, nomeadamente a evolução das atividades tradicionais e profissões em extinção. "É quase um evento bandeira de resistência de quem continua nas zonas ditas mais rurais, mais ligadas ao trabalho da terra, a fazer valer a ideia, que é real, de que isto acrescenta muito valor ao território".
O autarca sublinhou ainda a importância do "contacto direto com quem trabalha e produz", oportunidade a não perder nestes três dias de Festival.
Durante o Festival será feita a promoção do projeto em curso “Adote uma Saloia”.
Através deste projeto de apadrinhamento, promovido pelo município de Palmela, Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, as empresas e a população podem ajudar a preservar a Ovelha Saloia, uma raça autóctone.
O Festival Queijo, Pão e Vinho – classificado, uma vez mais, com o selo de Eco Evento - é uma organização da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, com os apoios da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e do Município de Palmela.


Comentários