Palmela promoveu campanha de esterilização no concelho

Autarquia promoveu uma campanha intensiva de esterilização de 41 gatos

No âmbito do Programa Captura, Esterilização e Devolução, o município de Palmela promoveu uma campanha intensiva de esterilização de 41 gatos pertencentes às colónias do concelho, entre os dias 18 e 20 de Fevereiro. A captura dos animais decorreu no dia 18 em todo o concelho, esterilizações cirúrgicas no dia 19 e conclusão no dia 20, com a devolução dos animais às colónias de origem. Esta operação contou com a partição dos veterinários municipais, colaboração do programa Captura, Esterilização e Devolução da Moita, além de ajuda de médicos veterinários da Câmara de Lisboa e Évora. Os gatos abandonados passaram a ter abrigos em 2018, em diversos pontos do concelho, criados pela Câmara de Palmela de forma a garantir o bem estar dos felinos, que vivem em zonas urbanas.
Autarquia continua a controlar colónias de gatos no concelho

Esta ação contou com a participação dos veterinários municipais e da equipa do Centro de Recolha Oficial de Animais de Palmela, para além da colaboração de elementos do Projeto CED da Moita, de uma colaboradora da “Casa dos Animais” do município de Lisboa e de uma médica veterinária do município de Évora.
"É também fundamental e determinante o apoio dos voluntários cuidadores que, diariamente, alimentam os animais e vigiam as colónias, sem os quais a permanência destes gatos na via pública e o desenvolvimento deste programa não seria possível", sublinha a Câmara de Palmela.
O Programa Captura, Esterilização e Devolução dá continuidade à política de bem-estar animal que o município promove e visa "controlar a população de gatos das colónias do concelho, impedindo a sua reprodução e contribuindo para a manutenção de um bom estado de saúde".
Para além da esterilização, é assegurada "a identificação eletrónica, a desparasitação e a vacinação, garantindo, desta forma, uma convivência saudável entre os animais e os humanos na partilha do espaço público comum", conclui a autarquia.
Os gatos abandonados passaram a ter abrigos em 2018, em diversos pontos do concelho, criados pela Câmara de Palmela de forma a garantir o bem estar dos felinos, que vivem em zonas urbanas.Na altura, a vereadora Fernanda Pesinho explicou que "contamos com a ajuda de cuidadores, que lhes dão comer e fazem a limpeza dos espaços".
Fernanda Pesinho revelou tratar-se do "projeto Animais na Comunidade, que passam a ter locais, as Aldeias dos Gatos, onde usufruem de todas as condições para enfrentarem o frio e a chuva", que "foi muito bem recebido pelos moradores, que já alimentavam os felinos".

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários