Seixal aprova orçamento para 2022 no valor de 111,4 milhões de euros

Assembleia Municipal "aprova" linhas gerais dos investimentos prioritários para este ano 

A Assembleia Municipal do Seixal aprovou o Orçamento para 2022 no valor de 111,4 milhões de euros, o que segundo a autarquia representa o maior de sempre. Segundo o presidente da autarquia, o valor aprovado está em linha com a média de receita da câmara municipal nos últimos 24 meses, crescendo em cerca de 10 milhões de euros comparativamente com o de 2021. A CDU - que gere a autarquia sem maioria - sublinha que este é o maior orçamento de sempre do município. Prioridade vai para a construção de equipamentos na área da educação. Os impostos municipais estão em "queda" à sete anos. 
Educação, cultura, pessoas e áreas verdes prioridades em 2022

Joaquim Santos, do PCP/PEV, explica numa nota enviada à imprensa que a prioridade do investimento público da autarquia será na construção de novos equipamentos educativos, culturais, sociais, desportivos e áreas verdes, com destaque para a construção do novo Jardim de Infância da Quinta de S. Nicolau em Corroios, do Centro Cultural de Amora, do apoio à construção das creches sociais de Miratejo, Paivas e Fogueteiro, do Pavilhão Desportivo Municipal de Fernão Ferro e da 1.ª fase do Parque Metropolitano da Biodiversidade.
Outra prioridade deste orçamento, acrescenta, é a valorização dos trabalhadores da Câmara  do Seixal, que o autarca considera terem tido “um desempenho exemplar na resposta à pandemia da covid-19, mantendo elevados níveis de serviço público”.
Numa mensagem dirigida aos munícipes na página oficial no Facebook, Joaquim Santos refere que o ano que agora termina foi marcado por inúmeros desafios colocados à população e ao poder Local, destacando o processo de vacinação contra a covid-19.
Em 2022, o autarca garante que o município irá prosseguir o caminho de apoio à saúde da população e aprofundar o investimento público no concelho, em todas as áreas de atuação.
Além da aprovação do Orçamento e das Grandes Opções do Plano, a Assembleia Municipal do Seixal aprovou também a redução do Imposto Municipal Imobiliário (IMI), de uma taxa atual de 0,365 para 0,35 por cento, o que acontece pelo sétimo ano consecutivo.
“Esta medida só é possível devido a uma gestão equilibrada que permitiu nos últimos 10 anos, alcançar resultados líquidos positivos em todos os exercícios financeiros, diminuindo de forma consistente o endividamento da autarquia e permitindo não só o aumento do investimento público municipal, mas também a redução dos encargos para as famílias. Pretendemos chegar ao final deste mandato muito perto da taxa mínima de IMI”, explicou Joaquim Santos na nota enviada à Lusa.
A Assembleia Municipal do Seixal é composta por 13 deputados municipais do PCP/PEV, 11 do Partido Socialista, três do Partido Social Democrata, três do Chega, um do Bloco de Esquerda e um do Partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN). 

Comentários