Pedro Pichardo partilha sucesso olímpico em Pinhal Novo

A meta atual é ser o melhor triplista de sempre e ultrapassar o atual recorde do mundo

O campeão olímpico de triplo salto Pedro Pichardo partilhou o percurso de vida e os desafios que enfrenta diariamente para preparar a participação em competições, no primeiro encontro do ciclo Conferências do Forte, realizado no Forte de Albarquel, em Setúbal. O atleta do Benfica foi o primeiro convidado de um ciclo, organizado pela Câmara de Setúbal, que “ao longo do ano vai contar com a participação de diversas personalidades com vidas e experiências que merecem ser partilhadas”, sublinhou o vereador com os pelouros da Cultura e do Desporto, Pedro Pina, no início do evento.
Pichardo partilhou metas para este ano 

Antes de se iniciar a conversa entre Pedro Pichardo e o jornalista Paulo Sérgio, o público presente assistiu à exibição de um filme produzido pela autarquia que revela aspetos da vida e da carreira do atleta luso-cubano que, no ano passado, o conduziram à conquista da medalha de ouro de triplo salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Como é que se prepara uma competição internacional com esta importância? Foi precisamente essa a primeira questão colocada por Paulo Sérgio, à qual Pedro Pablo Pichardo não hesitou na resposta: “É necessária uma preparação muito rigorosa e forte, a nível físico, mas também mental, para conseguir aguentar os treinos e a pressão”. 
O atleta, que faz integralmente a preparação desportiva no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, saltou 17,98 metros para a vitória no dia 5 de agosto, na capital do Japão, estabelecendo um novo recorde nacional.
Nos saltos que ditaram a qualificação para a fase final da prova, Pichardo entrou com “muita confiança e tranquilo”, o que, revelou agora, acabou por levá-lo a cometer um erro.
“Fui com confiança a mais. Não consegui qualificar-me com o primeiro salto e tive de fazer um segundo. Por isso, no dia da final já estava mais nervoso, mas isso é também porque coloco muita exigência em mim”. 
Pichardo confessou que a sua vida “mudou muito” após o salto que o catapultou para a lista restrita dos atletas portugueses que conquistaram o ouro olímpico, ao lado de Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Nelson Évora.
“É uma honra e um orgulho muito grande fazer parte da história do desporto português”, afirmou.

Um atleta que quer ganhar tudo
Focado em ser o melhor de sempre no triplo salto 
O triplista encontra-se atualmente a preparar a participação nas competições internacionais de atletismo que se realizam este ano, designadamente o Campeonato do Mundo de Pista Coberta de Belgrado, Sérvia, em Março, e os campeonatos ao ar livre Mundial, em Oregon, Estados Unidos da América, em Julho, e Europeu, em Munique, Alemanha, em Agosto.
“Tem condições para ganhar tudo?”, perguntou Paulo Sérgio. “Acho que sim”, disse o atleta que reside no Pinhal Novo. “O que me poderá impedir é estar lesionado ou não estar bem de saúde. Mas até agora está a correr tudo bem. Por isso, é só cuidar de mim e competir”. 
O atleta do Sport Lisboa e Lisboa treina uma média de quatro a seis horas por dia, entre trabalho no ginásio e saltos ao ar livre, com folga apenas ao domingo, sob direção técnica do pai, Jorge Pichardo, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal.
“O meu pai coloca metas muito complicadas para mim e para qualquer atleta. Não há dias de paz com ele, nem quando estou cansado ou estou em casa de folga. É muito chato!”, desabafou, entre risos.
A meta atual é tornar Pedro Pichardo no melhor triplista de sempre e ultrapassar o atual recorde do mundo, fixado em 18,29 metros, do britânico Jonathan Edwards. Mas atleta e treinador não ficam satisfeitos com um salto de “apenas” 18,30 metros, apesar de permitir esse feito.
“Estou a trabalhar para os 18,40 metros. Quero ser o melhor atleta e o que tenha saltado o mais longe possível. Não me contento em bater apenas o recorde”
Aos 28 anos, Pichardo tem objetivos bem definidos e já decidiu que aos 35 anos vai parar a carreira.
Pela frente, tem ainda sete anos em que vai “trabalhar para conquistar muitas vitórias”, sempre com confiança no plano de treinos delineado pelo pai e nas “boas condições das instalações” proporcionadas pela Câmara de Setúbal.
O primeiro encontro deste novo ciclo de eventos no Forte de Albarquel, antiga infraestrutura militar requalificada recentemente pela Câmara Municipal de Setúbal para espaço de organização de eventos e de usufruto público, contou com um período de interação com o público, que teve a oportunidade de colocar questões ao atleta, e terminou com um Moscatel de Honra.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários