Obras avançam esta segunda-feira na Rua José de Groot Pombo em Setúbal

Investimento global de quase meio milhão de euros deve estar concluído no início da Primavera 

A progressão das obras de requalificação na Rua Camilo Castelo Branco, em Setúbal,  obriga ao corte ao trânsito da Rua José de Groot Pombo a partir desta segunda-feira até ao início de Abril. Nos próximos três meses, a circulação rodoviária está encerrada entre a Rua Camilo Castelo Branco e a Avenida Bento Gonçalves, as mesmas vias que devem ser utilizadas, como desvio, pelos automobilistas. "O acesso às garagens existentes na Rua José de Groot Pombo mantém-se salvaguardado", sublinha a autarquia sadina em comunicado. Esta intervenção estruturante liderada pela Câmara Municipal, em curso desde o final de Novembro de 2020 e que materializa um investimento de perto de meio milhão de euros, entra, agora, na última fase de obra. 
Obras condicionam trânsito até início de Abril 

Em causa está a "exigente e profunda obra de requalificação que decorre nas ruas Camilo Castelo Branco e Groot Pombo com vista à reabilitação de infraestruturas subterrâneas e à execução de um novo desenho urbanístico mais funcional, seguro e confortável para todos", começa por explicar o comunicado da Câmara de Setúbal. 
Esta intervenção estruturante liderada pela Câmara Municipal, em curso desde o final de Novembro de 2020 e que materializa um "investimento de perto de meio milhão de euros, entra, agora, na última fase de obra, dedicada à reabilitação integral da Rua José de Groot Pombo, incluindo a construção de passeios mais acessíveis", realça o mesmo comunicado. 
Os trabalhos de reabilitação viária estão a ser executados por fases, de forma a minimizar os efeitos no tráfego automóvel, e têm conclusão prevista para o início do segundo trimestre deste ano.
Uma das principais ações ainda a concretizar "consiste na construção de uma rotunda com um diâmetro superior a 10 metros nas interseções das ruas Camilo Castelo Branco, José de Groot Pombo e General Gomes Freire, o que permite otimizar o fluxo de tráfego automóvel e melhorar as condições de circulação". 
A introdução deste novo nó giratório é acompanhada de alterações ao trânsito automóvel, com a adoção de sentidos únicos de circulação. No troço da Rua Camilo Castelo Branco, a circulação passa a ser feita em exclusivo na direção sul/norte, enquanto a Rua José de Groot Pombo é feita no sentido norte/sul.
A implementação destes novos sentidos de trânsito permite, através da redução da via rodoviária, a "criação de novas zonas de passeio, mais amplas e dotadas de condições de conforto e segurança", assim como a "definição de bolsas de estacionamento longitudinal", conta o município. 
"A renovação integral do sistema de abastecimento de água, que permite solucionar problemas frequentes relacionados, entre outros, com colapsos estruturais e roturas, e a reabilitação da rede de saneamento básico, a qual passa a ser de recolha separativa, são outras das garantias da empreitada", conclui a nota informativa da Câmara de Setúbal. 

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários