Alcochete atribui medalhas a entidades e personalidades

"Somos gente humilde, gente trabalhadora, gente da borda de água que mantém inalterável e sua identidade cultural" 

O município de Alcochete promoveu no dia 16 de Janeiro, no Fórum Cultural, a realização da sessão solene do 124.º aniversário da Restauração da autonomia do concelho com a atribuição das medalhas municipais a um conjunto de entidades e personalidades. Na sessão solene, que foi transmitida em direto na página do município no Facebook, o presidente da câmara salientou que Alcochete “é um território com identidade própria, depositário de amplas tradições, usos e costumes que perduram no tempo e na memória de cada um de nós”, disse Fernando Pinto.  “Somos uma terra arreigada de história e narrativas que emergem em cada beco e ruela do nosso concelho. Somos detentores de uma riqueza inquestionável e que apesar de todas as contrariedades do tempo, conseguimos dobrar o cabo das tormentas e chegar a porto seguro, com a autonomia que à data comemoramos”, referiu o autarca. 
Alcochete comemora 124 anos da restauração do concelho


“Somos gente humilde, gente trabalhadora, gente da borda de água que mantém inalterável e sua identidade cultural e social, somos um povo irreverente, lutador, mas simultaneamente empreendedor e com uma enorme capacidade de ultrapassar as maiores e mais difíceis adversidades”, sublinhou o autarca, acrescentando que “este é o legado que queremos transmitir aos nossos filhos, aos nossos netos, às novas gerações”, sublinha Fernando Pinto.
“A 15 de Janeiro de 1898 voltámos a escrever mais um capítulo na nossa narrativa, erguemos a nossa voz e gritámos ao mundo: somos um concelho restaurado”, disse o presidente da câmara. “Somos um povo com memória e jamais em tempo algum deixará de perdurar na nossa história todos os que do voluntariado à saúde, do empreendedorismo ao desporto, da cultura ao associativismo, noutras áreas de intervenção cívica, religiosa e militar e que contribuem para uma sociedade mais justa e mais fraterna, requerem da nossa parte um sentimento de reconhecimento e gratidão profundo, ímpar, inigualável”, referiu Fernando Pinto, uma homenagem que é extensiva a todos “aqueles que ao longo de 30 anos, nas nossas autarquias, com elevado espírito de abnegação e profissionalismo, servem o município no desempenho das suas funções junto das nossas populações”.
Após a intervenção do presidente da câmara municipal de Alcochete seguiu-se a entrega das medalhas aos homenageados.

Frente covid reconhecida pela autarquia
Quem esteve na linha da frente da covid foi reconhecido
Medalha da Restauração do Concelho foi entregue às seguintes entidades e personalidades
Aos profissionais do Polo de Alcochete da Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio do ACES Arco Ribeirinho, representados pela Dra. Lina Guarda que, na sua intervenção, agradeceu a todos os intervenientes na “Linha da Frente covid-19 Alcochete” e aos munícipes do concelho que, “ao longo de 21 meses, têm sempre aceitado, compreendido e implementado as medidas que têm sido impostas ou preconizadas pela Direção Geral da Saúde”. “Vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil", disse.
Pelo Serviço Municipal de Proteção Civil recebeu a medalha o coordenador municipal, João Marques que, na sua intervenção, afirmou que “este reconhecimento ao SMPC só faz sentido se o partilhar com todos os meus colegas da câmara municipal das mais diversas áreas, que prontamente respondem, com empenho e dedicação, para o cumprimento da missão de proteção civil no concelho” e nesta luta contra a Covid-19 lembrou que “proteção civil somos todos nós”.
O Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete foi homenageado tendo a medalha sido entregue ao comandante Paulo Vieira, que agradeceu o reconhecimento da autarquia em relação aos bombeiros. “Estamos por Alcochete e por todos os alcochetanos que precisam de nós”, afirmou.
A Guarda Nacional Republicana local foi distinguida com a entrega da medalha ao comandante do Posto Territorial da GNR de Alcochete, Sargento Márcio Alves, que agradeceu ao município a distinção atribuída ao Posto e aos seus militares. Numa referência à pandemia, Márcio Alves disse que “esta guerra sem armas ainda não terminou. Cuidem-se e cumpram as indicações e normas em vigor para o combate à pandemia”.
Estas quatro entidades foram homenageadas no âmbito do seu desempenho na “Linha da Frente covid-19 Alcochete” pelo espírito de missão, pelo esforço, pela disponibilidade e pela coragem demonstrada na defesa da população. De acordo com a proposta aprovada por unanimidade em reunião de câmara, “a vários níveis, todos foram chamados a dar o seu melhor enquanto indivíduos e profissionais (…) falamos dos profissionais que desenvolvem a sua ação de forma corajosa, defendendo a população civil. Neste particular, destacamos a “Linha da Frente covid-19 Alcochete”, formada por equipas que nunca desistiram, que lutam diariamente, mesmo com medo porque o inimigo é invisível”.

Medalhas de mérito homenageia pessoas e associações  
Fernando Pinto destaca qualidades do povo ribeirinho 

António José Soares também foi distinguido com a Medalha da Restauração do Concelho, que foi entregue à esposa na impossibilidade da sua presença na cerimónia. O homenageado é natural de São Francisco, onde foi dirigente associativo e fundador do Futebol Clube de São Francisco em 1977. Também exerceu funções como autarca: de 2001 a 2009 foi secretário da Junta de Freguesia e foi presidente da mesma no mandato de 2009 a 2013. Sempre defendeu a sua terra, promovendo o seu crescimento e progresso.
O executivo municipal distinguiu Manuel Ferreira Cardoso com a Medalha da Restauração do Concelho pelas suas elevadas qualidades humanas, pela inestimável dedicação ao próximo, pela solidariedade, pela vontade e aptidão para bem servir a população do concelho.
Manuel Ferreira Cardoso iniciou a sua carreira militar em 1978 e passou à situação de reserva em 2011 com o posto de Major. Em finais de 2010 foi um dos fundadores do Grupo Socio-Caritativo do Samouco, assumindo as funções de coordenador durante 10 anos. Foi uma década de entrega e dedicação, de trabalho voluntário, a “responder às necessidades dos habitantes da Paróquia de São Brás do Samouco, com opção preferencial pelos mais carenciados através da distribuição, consciente e justa, dos bens recebidos”. Homem de fé, Manuel Ferreira Cardoso é um homem respeitado e acarinhado na sua comunidade.
A Medalha Municipal de Mérito Desportivo foi atribuída a Rita Ramalho Rodrigues e a José Luís Perelez da Silva Peres.
Com 16 anos, Rita Rodrigues é natural do Samouco e tem um percurso de excelência no basquetebol onde joga atualmente na primeira liga de basquetebol feminino. No seu percurso desportivo conta com diversas internacionalizações ao serviço da Seleção Nacional de Sub-16, destacando.se a sua participação no Campeonato Europeu de 2021. A receber a Medalha estiveram os pais da atleta, por esta estar a participar em mais um jogo da Primeira Liga de Basquetebol Feminino.
José Luis Perelez da Silva Peres foi distinguido com a Medalha de Mérito Desportivo. No Ju-Jitsu Japonês, José Peres representa a escola ZendouRyu Jujutsu do mestre Helder Balão, integrada no Futebol Clube de São Francisco e, em sua representação, o judoca conquistou em 2021 duas medalhas nomeadamente a medalha de bronze no Campeonato Nacional de Jujitsu de Newasa, na categoria de +94 kg, e a medalha de prata no 1.º Campeonato Nacional Open NoGi, na categoria de +94 kg. Em outubro de 2021 sagrou-se campeão europeu de jiu-jitsu na EuroCup e no passado mês de dezembro tornou-se campeão nacional no Campeonato Nacional de Jiu-Jitsu Brasileiro, na categoria Master 1, faixa branca -100 kg.
A Medalha Municipal de Bons Serviços foi entregue aos funcionários Fernanda Maria dos Santos Formigo, que atualmente está a desempenhar as suas funções no Museu Municipal de Alcochete, e a Hélder José Silva Almeida, que é assistente operacional no setor de Água e Saneamento do município.
A sessão solene contou para o seu brilhantismo com a participação da professora Ana Luísa Monteiro do Conservatório Regional de Artes do Montijo e dos alunos Francisco Fernandes, Inês Matos, Inês Lourenço e Filipa Santos da classe de canto do professor Pedro Nascimento do Conservatório Regional de Artes do Montijo.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários