Setúbal cancela fogo de artifício e reforça capacidade de rastreio

Cidade toma medidas "duras" para conter a transmissão da Ómicron 

Uma equipa constituída por seis funcionários disponibilizados pela Câmara de Setúbal está a apoiar as unidades de saúde pública do concelho na elaboração de inquéritos epidemiológicos no âmbito da covid-19. Os seis técnicos superiores que compõem esta equipa, a qual se encontra a realizar um trabalho de rastreamento fulcral para identificar e interromper cadeias de transmissão de covid-19, receberam formação especializada ministrada pelo Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, que coordena os inquéritos. Numa altura em que a pandemia volta a propagar-se, à boleia da variante Ómicron, o espetáculo de fogo de artifício sobre o rio Sado previsto para a passagem de ano foi cancelado. O presidente da Câmara Municipal decidiu cancelar mais esta iniciativa que daria as boas-vindas a 2022, tendo em conta o "agravamento do quadro epidemiológico bem como as novas medidas definidas pelo Governo". 
Autarquia reforça medidas para impedir avanço da pandemia

O grupo, com telemóveis disponibilizados pela autarquia, assegura contactos todos os dias, incluindo fins de semana e feriados.
Cada contacto de inquérito e respetivo procedimento envolvente pode durar, em média, entre 40 a 60 minutos.
Esta equipa de funcionários municipais está "mobilizada desde Janeiro para a execução desta tarefa que acelera a realização dos inquéritos epidemiológicos, o que permite reforçar a resposta no rastreio de contactos de doentes infetados por covid-19 e o seguimento de pessoas em vigilância ativa",  explica a autarquia em comunicado. 
O trabalho desenvolvido por este grupo, em estreita parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, ganha especial importância numa altura em que se regista um aumento do número de novos casos de casos de infeção por SARS-CoV-2.
Estes novos casos, com o crescimento da variante Ómicron, levou a medidas mais robustas por parte da autarquia sadina. 
O espetáculo de fogo de artifício sobre o rio Sado previsto para a passagem de ano foi cancelado devido à evolução da pandemia de covid-19.
O presidente da Câmara de Setúbal decidiu no dia 23 cancelar mais esta iniciativa que daria as boas-vindas a 2022, tendo em conta o agravamento do quadro epidemiológico bem como as novas medidas definidas pelo Governo.
Estas medidas mais restritivas, aplicadas no Natal bem como nos dias 30 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro, incluem a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre de acesso ao público e vias públicas, à exceção de esplanadas, e de ajuntamentos de mais de dez pessoas na via pública na passagem de ano.
O fogo de artifício era o único evento que a autarquia tinha decidido manter para a noite da passagem de ano, tendo em conta as características da cidade, que permitem assistir ao espetáculo em vários locais, como miradouros.
Além disso, teria transmissão em direto pelas redes sociais, com filmagens a partir do Forte de São Filipe, para quem optasse por ficar em casa. No entanto, em função da atual conjuntura, "decidiu-se pelo cancelamento", justifica a autarquia. 

Reforço da testagem até final do ano 
Testagem funciona nos Bombeiros Voluntários de Setúbal 
A Câmara Municipal reforça a capacidade de testagem rápida à covid-19 até 31 de Dezembro com a disponibilização de um posto fixo, de complemento à atual unidade móvel, para responder às necessidades da época festiva.
O novo posto fixo, instalado no Quartel dos Bombeiros Voluntários, na Avenida José Mourinho, zona ribeirinha da cidade, funciona todos os dias, ao longo de três períodos distintos, das nove às 13 horas, das 14 às 18 horas e das 19 às 22 horas, com exceção das sextas-feiras e sábados, em que o período de funcionamento é alargado até à uma da manhã. 
"O objetivo é aumentar a capacidade de realização de testes gratuitos à covid-19 no concelho, tendo em conta a expectável procura durante a época de Natal e de Ano Novo, com benefício para utentes e comércio, em particular estabelecimentos da área da restauração", explica a autarquia liderada pelo autarca do Partido Ecologista 'Os Verdes" [integrado na CDU].  A testagem não necessita de marcação prévia e é gratuita para residentes e não residentes em Setúbal.
Os utentes devem fazer-se acompanhar do documento de identificação e fornecer o número de utente do Serviço Nacional de Saúde.
Forças e serviços de segurança, elementos do INEM, bombeiros e outros agentes de proteção civil, profissionais de saúde, trabalhadores municipais e das juntas de freguesia têm prioridade de atendimento.
"Este posto fixo reforça a oferta disponibilizada pela Câmara Municipal de Setúbal, que mantém a Unidade Móvel de Testes Rápidos à covid-19, a funcionar todos os dias, igualmente de manhã à noite, em diversos locais do concelho", destaca o município. 
No horário noturno, esta unidade móvel fica instalada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, para apoio ao funcionamento de bares e restaurantes, autorizados a funcionar mediante a apresentação, pelos clientes, de certificado de vacinação ou teste negativo.
Durante este período, não é atribuída prioridade aos trabalhadores de serviços essenciais, funcionando a testagem por ordem de chegada.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários