Setúbal cancela concertos na passagem de ano mas mantem fogo-de-artifício

Município ajusta-se à evolução pandémica no Natal e Ano Novo 

O presidente da Câmara de Setúbal, face à evolução da situação pandémica e às decisões do Governo, reuniu, no dia 30 de Novembro, o grupo de trabalho do plano de contingência Interno para a covid-19 para determinar medidas de prevenção da pandemia a adotar no concelho de Setúbal. O grupo de trabalho passa a reunir quinzenalmente para acompanhar a evolução da situação epidemiológica do concelho e propor ao presidente da Câmara Municipal as necessárias medidas municipais durante o estado de calamidade decretado pelo Governo. André Martins decidiu dar continuidade à execução diária de testes gratuitos à população em vários locais do concelho, em especial junto de áreas comerciais e de restauração durante a época festiva.  André Martins mantem "o lançamento de fogo de artificio", na passagem de ano, habitualmente realizadas na zona ribeirinha,  mas decidiu "cancelar os espetáculos de palco". O jantar de Natal, dos trabalhadores da autarquia, também foi cancelado. 
Testagem aumenta no concelho de Setúbal 

O presidente, no contexto das medidas a adotar, vai propor à Câmara Municipal a isenção do pagamento de taxas municipais em esplanadas como forma de apoio à atividade de restauração, entre 1 de Dezembro e 31 de Março de 2022, o período previsto para o estado de calamidade decretado pelo Governo.
Outra das medidas diz respeito às comemorações da passagem de ano em Setúbal. André Martins, perante a expectável atração de milhares de pessoas a estas celebrações habitualmente realizadas na zona ribeirinha, decidiu "cancelar os espetáculos de palco", mantendo, contudo, "o lançamento de fogo de artificio, que pode ser visto de qualquer zona da cidade", recomendando "o distanciamento e uso de máscara a quem assista ao espetáculo pirotécnico na rua", diz a autarquia. 
Serão reforçados os "meios humanos municipais que apoiam o funcionamento do centro de vacinação no Cais 3 no porto de Setúbal e será mantido o fornecimento de refeições aos profissionais de saúde e auxiliares, bem como o transporte de vacinas e o transporte de profissionais para vacinação em lares e pessoas acamadas nas suas residências", revela a autarquia. 
Os profissionais cuja prontidão para o serviço o exija terão à disposição um estabelecimento de ensino e creche para garantir a receção e alimentação dos filhos.
No cumprimento das decisões do Governo, passa a ser obrigatória a apresentação de certificado de vacinação ou teste negativo nas salas municipais de espetáculos do concelho, o Fórum Municipal Luísa Todi e o Cinema Charlot – Auditório Municipal.
Outra das medidas adotadas diz respeito às festas de Natal dos filhos dos funcionários da autarquia, que foram canceladas.
Será mantida a medição de temperatura aos munícipes que sejam atendidos nos edifícios municipais e, por decisão do presidente da Câmara Municipal, será admitido o teletrabalho para funcionários que sejam pais de crianças menores de 12 anos ou que tenham doenças crónicas medicamente comprovadas entre 2 e 9 de Janeiro.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários