Sesimbra lança Centro de Conhecimento e Cultura Marítima em 2024

Embaixada da Noruega em Sesimbra no âmbito do projeto Centro de Cultura Costeiro

A encarregada de negócios da Embaixada da Noruega em Lisboa deslocou-se a Sesimbra, no âmbito do projeto Centro de Cultura Costeiro, financiado pelo Programa Cultura do EEA Grants, para conhecer mais de perto o projeto apresentado pelo município, cuja candidatura foi aprovada por este mecanismo financeiro através do qual Islândia, Liechtenstein e Noruega apoiam iniciativas em 15 Estados Membros da União Europeia com vista a reduzir disparidades sociais e económicas e a reforçar relações bilaterais. O Centro será uma extensão do Museu Marítimo de Sesimbra. Neste momento a autarquia está a finalizar o procedimento de lançamento do concurso público para a execução da obra, que deverá estar concluída no primeiro semestre de 2024.
Centro de Conhecimento aprovado no verão passado

Ellen Aabo esteve no edifício da Rua Aníbal Esmeriz, propriedade do município, que será transformado no Centro de Conhecimento e Cultura Marítima, no âmbito da candidatura de Sesimbra ao Programa Cultura do EEA Grants, que terá como parceiras duas entidades norueguesas. 
A representante da Noruega foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, Francisco Jesus, pelo arquiteto responsável pela intervenção, Armindo Pombo, pelo professor Jorge Santos, representante da Universidade Ártica da Noruega, entidade parceira do projeto e por técnicos do setor da Cultura.
O principal objetivo do projeto Centro Cultural Costeiro é "dinamizar a economia local, promover a pesca sustentável e a identidade da atividade piscatória, salvaguardar ofícios tradicionais como a construção naval em madeira, valorizar o património cultural marítimo, implementar novas tecnologias para transformação de pescado, e incentivar a produção de conhecimento sobre o mar, através da criação de parcerias com entidades noruegueses e locais", explica a câmara de Sesimbra à ADN-Agência de Notícias.  
A aprovação desta candidatura garante um financiamento de 750 mil euros para este projeto, orçado em perto de um milhão e 300 mil euros. A assinatura do contrato de financiamento realizou-se no final de Julho, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, entre a Direção-geral do Património Cultural, entidade que coordena o Programa Cultura, e o presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus. Neste momento a autarquia está a finalizar o procedimento de lançamento do concurso público para a execução da obra, que deverá estar concluída no primeiro semestre de 2024.

Uma extensão do Museu Marítimo
Encarregada de negócios da embaixada da Noruega visita Sesimbra
O Centro de Conhecimento e Cultura Marítima de Sesimbra será uma extensão do Museu Marítimo e permitirá preservar um dos edifícios centenários mais relevantes do concelho, incluindo a emblemática Mercearia Ideal, com o mobiliário original.
"O equipamento terá por missão dinamizar a economia local, promover a pesca sustentável e a profissão de pescador, salvaguardar ofícios tradicionais como a construção naval em madeira, e incentivar a produção de conhecimento sobre o mar, através de parcerias com investigadores noruegueses e associações locais", diz a Câmara de Sesimbra. 
Criar espaços com condições para acolher as coleções de arqueologia e etnografia afetas ao Museu, um laboratório de investigação e restauro, uma reserva visitável, uma sala multiusos para exposições e eventos, ou uma sala para atividades educativas são algumas das propostas.
Outro dos objetivos é "valorizar a economia local e produzir conhecimento sobre o mar, através das atividades que ali se realizem e da futura colaboração com entidades do concelho e universidades e museus, atraindo a Sesimbra, investigadores nacionais e estrangeiros", refere ainda a autarquia.
"A recuperação da Mercearia Ideal, com o mobiliário original que se encontra conservado, e a sua transformação em loja para venda de produtos locais é outra das intervenções propostas", sublinha o mesmo documento.
A valorização deste edifício, que pela sua importância se encontra em fase de classificação como Monumento de Interesse Municipal, tem "grande significado para a vila e para o concelho, na continuidade da preservação do nosso património cultural ligado ao mar", sublinha a Câmara de Sesimbra.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra  

Comentários