Sesimbra e Montijo juntam-se a Setúbal e "cancelam" boas vindas a 2022

Ómicron domina a região e deixa milhares sem o brilho do fogo de artifício nem concertos  

2022 vai chegar com a variante da Ómicron a dominar a região e com as festas de ano novo, quase todas, canceladas. É assim no Montijo, em Setúbal e Sesimbra, três das passagens de ano mais emblemáticas do distrito de Setúbal. Almada também não faz a festa e só no Seixal, 2022 chega com a banda sonora de Carlão e iluminado por fogo de artifício no céu de cada freguesia. A autarquia do Montijo, assim como a maioria das Câmaras do distrito decidiu "cancelar a realização de festividades ou eventos que promovam a aglomeração de pessoas tendo em conta o atual contexto de saúde pública". Apesar da passagem de ano ter "enorme impacto no setor do turismo, do qual dependem centenas de postos de trabalho e de famílias do concelho", a Câmara de Sesimbra, "a saúde e a segurança dos cidadãos estarão sempre em primeiro lugar", revela a autarquia em comunicado. 
A bem da saúde pública, Sesimbra cancela festa de ano novo 

Na sequência das recentes medidas de combate à pandemia, e respeitando um parecer das autoridades locais de segurança, a Câmara de Sesimbra decidiu "cancelar o fogo de artifício previsto para a passagem de ano", por considerar que "neste contexto não existem condições para conciliar este momento simbólico com o cumprimento das regras em vigor e com a segurança dos cidadãos", explica a Câmara de Sesimbra.
Refira-se que a autarquia tinha desmarcado todas as atividades relacionadas com o réveillon no início de Dezembro, mas tentou, até ao último momento, manter o fogo de artifício por ser "um importante estímulo à economia local". 
Contudo, diz ainda o munícipio liderado por Francisco Jesus se ao abrigo das medidas que vigoravam anteriormente o fogo de artifício poderia ser compatibilizado com as regras definidas pelas autoridades de saúde, no atual contexto, como já foi salientado, não é possível.
"É sabido que esta situação terá enorme impacto no setor do turismo, do qual dependem centenas de postos de trabalho e de famílias do concelho, no entanto, tal como tem acontecido desde os primeiros dias da pandemia, para a Câmara Municipal a saúde e a segurança dos cidadãos estarão sempre em primeiro lugar", conta a Câmara de Sesimbra. 

Montijo também "cancela" concerto e fogo de artifício 
Montijo segue o rumo da segurança e guarda fogos para mais tarde
Conforme divulgado na agenda de eventos do mês de Dezembro, a Câmara do Montijo preparava-se para apresentar um concerto na Praça da República seguido de fogo de artificio na noite de passagem de ano que seria realizado em vários locais da cidade, em vez de se concentrar na Zona Ribeirinha, "contudo devido à evolução da situação pandémica os espetáculos foram cancelados", revela o munícipio o chefiado por Nuno Canta.  
A autarquia do Montijo, assim como a maioria das câmaras do país decidiu "cancelar a realização de festividades ou eventos que promovam a aglomeração de pessoas tendo em conta o atual contexto de saúde pública", sublinha a Câmara Municipal. 

Comentários